A Chevrolet prepara um novo SUV compacto desenvolvido especialmente para o mercado da América do Sul. O modelo, ainda sem nome confirmado, será produzido na fábrica de Gravataí (RS), onde também são montados o Onix hatch e o Onix Plus sedã. A estreia está prevista para 2026 e, segundo a montadora, o utilitário não será exportado para outros mercados.
O lançamento faz parte de um pacote de investimentos de R$ 1,2 bilhão, anunciado pela General Motors em 2024, com foco na modernização da unidade gaúcha, que completa 25 anos. A expectativa é que o SUV compartilhe a mesma base dos modelos Onix e Onix Plus, o que permite certa padronização de componentes e processos produtivos.
LEIA MAIS
+ Hyundai abandonará câmbio de dupla embreagem no Santa Fe 2026
O novo modelo foi antecipado por uma imagem teaser, que mostra linhas externas com faróis de LED divididos, grade frontal ampla, lanternas traseiras estreitas e um discreto spoiler no teto. A carroceria adota proporções típicas de um SUV, com altura ligeiramente elevada em relação ao Onix hatch.

Ainda não há detalhes oficiais sobre o conjunto mecânico, mas é provável que o SUV adote o motor 1.0 turbo flex de três cilindros, já utilizado por outros veículos da marca. A potência deve chegar a até 121 cv, com opções de câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas e sempre com tração dianteira.
A novidade será posicionada abaixo do Chevrolet Tracker na linha de utilitários da marca. O Tracker, que mede 4,27 metros de comprimento, também passará por atualizações em 2026, incluindo mudanças visuais, melhorias no interior e ajustes na plataforma. O Onix hatch, por sua vez, tem 4,16 metros de comprimento, o que sugere que o novo SUV ficará entre esses dois modelos em tamanho.
Entre os principais concorrentes do futuro SUV da Chevrolet estão o Renault Kardian, o Fiat Pulse, o Citroën Basalt e o Volkswagen Tera. Todos esses modelos compartilham a base com hatches compactos de suas respectivas marcas, o que garante uma proposta voltada à praticidade no uso urbano, mas com apelo visual de SUV.

Segundo Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, o novo SUV foi “desenvolvido 100% para o consumidor sul-americano”. A afirmação reforça a estratégia regional da empresa, sem planos de exportação do modelo para outros mercados.