Provando que os elétricos estão cada vez mais presentes no mercado local, a CAOA Chery apresentou o mais novo Arrizo 5e. Parte da estratégia de eletrificação no mercado brasileiro, o primeiro sedã com motorização 100% elétrica oferecido no país é o único carro produzido em série no Brasil a dispor de uma versão elétrica.
LEIA MAIS
+ CAOA Chery divulga condições especiais para o mês de setembro
+ Testamos os carros elétricos da Caoa Chery que em breve veremos no Brasil
Apresentado pela primeira vez durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, a novidade conta com baterias de íons de lítio com capacidade de carga de 53,5 kWh. Nessas configurações a autonomia do novo Arrizo 5e chega a 322 km, auxiliada ainda por um sistema de regeneração de energia que atua com sete diferentes níveis, sendo quadro padrões e três adicionais.
O tempo estimado de carregamento das baterias é de até uma hora em sistema de carga rápida, de até oito horas na Wall Box e de até vinte horas com cabo emergencial em tomada de três pinos.
A potência da novidade é de 90 kW, equivalente a 122 cv, com torque de 276 Nm, ou 28,1 kgfm. Como comparação a versão do Arrizo 5 com motor a combustão, 1,5 litros turbo flex, tem 150 cv de potência e 190 Nm ou 19,4 kgfm de torque. Segundo dados da montadora, a velocidade máxima do veículo elétrico é de até 152 km/h.
Em relação ao tamanho, o novo Arrizo 5e possui 4,54 metros de comprimento, 1,81 metros de largura e 2,65 metros de entreeixos. O porta-malas conta como mesmo volume da versão com motorização flex, ou seja, 430 litros.
Entre as apostas tecnológicas da novidade é que o sistema de baterias é dividida em 24 módulos. Em caso de necessidade de reparo apenas um módulo pode ser substituído, sem a necessidade de troca do conjunto completo. A marca disponibilizou oito anos de garantia para o sistema de propulsão elétrico e três anos para o veículo completo.
O Arrizo 5e também chega ao mercado com o título de veículo elétrico com menor custo de manutenção preventiva da categoria. O valor total das revisões até 60 mil quilômetros é R$ 2.257, sendo 30% inferior aos preços praticados na versão Flex.
Além de ser o único sedan 100% elétrico disponível no País, o Arrizo 5e chega ao Brasil por R$ 159.900, R$ 94 mil a mais do que a configuração equipada com motor flex.