Publicidade

Ceará voltará a produzir carros em novembro; primeiro modelo será elétrico

O Polo Automotivo do Ceará, com investimento inicial de R$ 200 milhões, definiu para novembro o começo da produção do seu primeiro automóvel na terceira fábrica do Nordeste. Será um modelo elétrico inédito no país.

O projeto ocupará o terreno que pertenceu a planta da Troller e foi da Ford. Os acertos foram finalizados nas últimas 48 horas e a montadora junto com o governo local vai anunciar na China, durante o Salão do automóvel de Xangai, a logística, a base de fabricação e a estrutura do complexo industrial.

Tivemos acesso às informações primárias do investimento nesta fase que dará largada ao que eles chamam de Auto Tech Zone Brasil. A montadora vai gerar mais de 400 empregos nesse princípio com treinamento e capacitação das equipes marcados a partir de julho. A contratação da mão de obra será feita nas áreas próximas ao polo automotivo.

LEIA MAIS
+ Todo mundo vai ter um chinês para para chamar de seu

A região de Horizonte, distante 43 Km de Fortaleza, estará focada na mobilidade, desenvolvimento do programa de direção autônoma, energia limpa e soluções de tecnologia para os fabricantes. A próxima etapa, com o segundo veículo e inclusão de sistemistas, deverá dobrar o aporte inicial entre 2026 e 2027.

O estado do Ceará programa para apresentação na China um “show” semelhante ao que promove nas feiras internacionais que participa, quando se destaca na entrega de materiais de divulgação e captação de novos negócios. A proposta de apresentação do polo automotivo também contará com investimentos da iniciativa privada.

A fábrica multimarcas focada na produção de seis modelos movidos a novas energias, como veículos elétricos e híbridos tem a assinatura da Comexport que promete produzir carros de diversas empresas.

Lembrando que a iniciativa, já divulgada pela coluna, foi anteriormente anunciada pelo vice-presidente da empresa, Rodrigo Teixeira, durante a última coletiva de imprensa realizada no Ceará.

Embora os detalhes sobre as montadoras envolvidas e os modelos a serem fabricados ainda não tenham sido revelados, a produção está garantida e acordada com a marca e o fabricante para começar em novembro.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, vai fazer parte da comitiva que estará na China para revelar o primeiro veículo da linha de produção onde destacará a conexão do estado com o que há de mais moderno no processo de construção de um veículo elétrico, por exemplo.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade