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Carros são um pesadelo de privacidade, aponta estudo

A tecnologia chega para transformar os carros. Conectividade, assistência a condução, multimídia, mapas, são alguns exemplos. Ao longo dos anos, os automóveis vão ficando cada vez mais tecnológicos. A empresa de consultoria McKinsey prevê que 95% dos novos veículos vendidos a nível mundial serão veículos conectados até 2030. Porém, segundo uma pesquisa, parece que as montadoras não estão tão preocupadas com privacidade.

O estudo conduzido pela Foundation Mozilla afirma que todas as 25 marcas de automóveis pesquisadas ganharam o rótulo de “privacidade não incluída”. Para a entidade, os carros foi a “pior categoria de produtos para privacidade que já analisamos”, nas palavras do estudo.

Para piorar a situação, o grupo ainda alerta que 84% dessas montadoras compartilham os dados, enquanto 76% vendem os dados pessoais para prestadores de serviços, corretores de dados e outras empresas.

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A realidade é que quase nenhuma montadora dá opção de o cliente ter controle sobre os dados pessoais. Por isso, a entidade classifica que os carros são um pesadelo de privacidade.

Apesar disso, o estudo leva em consideração que as pessoas não comparam os carros com base em privacidade. “Mesmo se você tivesse os fundos e os recursos para comparar seu carro com base na privacidade, não encontraria muita diferença. Porque de acordo com a nossa pesquisa, eles são todos ruins”, diz a Foundation Mozilla.

Os dados coletados podem ser desde números de telefones, datas de aniversário, endereços, até números de cartão de crédito e outras informações financeiras.

Ao final do artigo publicado pela entidade, eles adicionaram um link pedindo para que as pessoas assinem. A petição serve para pedir às montadoras que respeitem a privacidade dos motoristas e parem de coletar, compartilhar e vender dados pessoais.

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