Publicidade

Carros europeus receberão caixa preta derivada da aviação

A União Europeia (UE) vai implementar uma norma de segurança para os carros. Derivada da aviação, os automóveis serão obrigados a usar uma espécie de caixa preta. Todos os novos carros vendidos na UE terão que vir equipados com o sistema.

Chamado de Event Data Recorder (EDR), o equipamento será obrigatório para carros de passeio até oito lugares de passageiros, além do motorista. 

Veículos da classe N1, como picapes e vans de até 3.500 kg também terão de ser equipadas com o dispositivo EDR. O intuito é que a caixa preta ajude as autoridades para verificar a culpa em um eventual acidente.

LEIA MAIS
+ Projeção do T-Cross 2025 revela como SUV mais vendido pode ficar

As informações registradas pelo EDR pertencem ao proprietário do veículo. Os dados são coletados anonimamente para que não sejam sujeitos a manipulação.

Como o EDR funciona?
O EDR é ativado quando os airbags ou tensores do cinto de segurança são acionados. Outra forma é quando o capô do veículo se abre ou então quando houver uma mudança lateral ou longitudinal de mais de 8 km/h em 0,15 segundos. O dispositivo é instalado, normalmente, na unidade de controle do airbag. 

Com isso, será mais fácil de determinar o culpado por um acidente e ajudar para que as autoridades compreendam o que exatamente ocorreu. A obtenção das informações pode ser feita através da interface OBD. Contudo, se a porta for destruída no acidente, as informações deverão estar acessíveis diretamente da caixa preta.

O EDR será obrigatório para os 27 países que compõem o bloco da União Europeia: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Tcheca / Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha e Suécia.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade