Um novo estudo mostra que a frequência de colisões de veículos elétricos continua aumentando. No segundo trimestre de 2024, os acidentes aumentaram 2,5% nos Estados Unidos. Os dados tem base em um estudo da Mitchell, uma empresa do setor de sinistros nos EUA.
Esse aumento ocorreu apesar de uma desaceleração nas vendas que levou a uma queda na participação de mercado dos BEVs, caindo para 9,3% no primeiro trimestre de 2024, de 10,2% no terceiro trimestre de 2023 nos EUA.
O estudo ainda relata que a gravidade média do preço para o conserto para BEVs foi de $ 5.753 nos EUA (cerca de R$ 31 mil na cotação do dia). Em contraste, os veículos movidos a combustão tiveram custos médios significativamente menores de $ 4.806 (R$ 26 mil).
LEIA MAIS
+ Novo Tiggo 8 estreia no Brasil com proposta arrojada de preço
Quando se trata de marcas e modelos, o Tesla Model 3 e o Model Y lideram o grupo em frequência de colisões entre BEVs nos EUA e Canadá, respondendo por mais da metade de todos os casos.
Os híbridos leves, que são tecnicamente similares a veículos com motores térmicos, têm custos de reparo comparáveis nos EUA. No entanto, os híbridos plug-in mais complexos contam uma história diferente, com custos de reparo subindo 12,5% mais do que aqueles para os carros a combustão.