Muita gente compra o carro novo já pensando no seu poder de revenda no futuro. Escolher um carro com pouco depreciação no valor é importante, mas de nada adianta você ter um veículo com essa característica e não fazer a sua parte: a conservação.
Um automóvel bem cuidado tem maior vida útil e ainda terá um maior poder de revenda, mesmo quando fora da garantia de fábrica. Separamos algumas dicas para que você possa assegurar a valorização do seu carro usado e evitar gastos desnecessários no dia a dia.
– Carro parado pode ser prejuízo. Não deixe o veículo parado por muito tempo. Se você não pretende utilizá-lo diariamente, de, pelo menos, ligá-lo por um minuto a cada dois dias.
– Troque os fluidos e filtros no tempo certo para garantir a longa vida do motor, já que uma lubrificação deficiente sobrecarrega o motor e gasta mais combustível.
– Faça uma checagem periódica dos pneus e do estepe. Verifique a pressão, observando se há bolhas ou desgastes. E não esqueça de deixar o alinhamento e o balanceamento em dia.
– Mantenha o carro limpo e proteja a pintura, buscando deixar o veículo em lugares cobertos e fora do alcance do sol. A aplicação de cera automotiva de duas a três vezes por semana também é indicada.
– Observe a presença de ruídos e sons estranhos que chegam a incomodar. Eles podem indicar problemas no motor. Sempre que perceber que seu automóvel apresenta tais barulhos, busque levá-lo ao seu mecânico de confiança.
– Escolha um combustível de confiança para evitar problemas sérios no conjunto mecânico. Usando uma gasolina ou diesel ecoaditivado, como o Duramais, além de manter o motor sempre limpo, você terá 10% de economia no consumo e emitirá 10% menos poluentes.