Publicidade

CARDE faz exposição com foco nas peruas; confira

Publicidade

O CARDE, museu dedicado à história do Brasil a partir do automóvel, iniciou sua primeira exposição temporária de 2026. Intitulada “Viagem em Família”, a mostra reúne 17 veículos que marcaram diferentes épocas e destaca modelos associados às viagens familiares, especialmente as peruas, em exibição até 23 de fevereiro, no Boulevard do museu, em Campos do Jordão (SP).

A exposição percorre várias décadas da indústria automotiva, com veículos produzidos entre os anos 1950 e 1990. O recorte tem como foco automóveis que se destacaram pelo espaço interno e pela capacidade de carga, características que fizeram desses modelos escolhas frequentes para deslocamentos em família antes da popularização dos utilitários-esportivos.

LEIA MAIS
+ Rezvani Tank 2026: SUV extremo tem blindagem, cofre e até kit de sobrevivência

Entre os exemplares mais antigos estão a Chevrolet Nomad 1956, a Simca Jangada, a Volkswagen Kombi Turismo 1960, a Vemag DKW Pracinha 1966, a Volkswagen Variant 1971, a Citroën DS Break 1974 e a Chevrolet Caravan SS 1978. Esses modelos representam o período em que as peruas começaram a ganhar espaço no mercado brasileiro como alternativas versáteis aos sedãs.

Publicidade

As décadas de 1980 e 1990, consideradas o auge das station wagons no País, também estão bem representadas. O público pode conferir modelos como Ford Belina, Fiat Panorama, Volkswagen Parati GLS e GTi, Santana Quantum GLS, além do Chevrolet Veraneio, que antecipava características dos utilitários esportivos. Após a abertura das importações, ganham destaque a Mercedes-Benz C280 e a Audi RS2 Avant.

Segundo o CARDE, as peruas mantiveram participação relevante no mercado brasileiro até a década de 2010, mas perderam espaço de forma acelerada com o avanço dos SUVs. A última station wagon produzida no Brasil foi a Fiat Weekend, que saiu de linha em 2020 após 23 anos. Já o modelo com maior tempo de produção contínua no País foi a Volkswagen Parati, fabricada por três décadas.

A exposição também contextualiza a transição de preferência do consumidor brasileiro para os SUVs. Embora a Chevrolet Blazer tenha sido lançada no Brasil em 1995, a substituição efetiva das peruas compactas ocorreu a partir dos anos 2000, com destaque para o Ford Ecosport, lançado em 2003 e considerado o primeiro SUV compacto produzido no País.

A mostra acontece no Boulevard CARDE, espaço externo com cerca de 600 m², criado inicialmente para sediar o leilão Spring Sale de veículos clássicos, realizado no fim de 2025. A partir de 2026, o local passa a receber exposições temporárias e eventos, ampliando as áreas de uso do museu.

Inaugurado em novembro de 2024, o CARDE já ultrapassou a marca de 100 mil visitantes. Localizado em uma área de preservação de araucárias em Campos do Jordão, o museu integra a Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), instituição sem fins lucrativos que atua há 17 anos em projetos nas áreas de cultura, educação, saúde e desenvolvimento social. O espaço utiliza o automóvel como elemento central para contar passagens relevantes da história brasileira, especialmente do século 20.

 

Serviço – CARDE

Exposição Viagem em Família: até 23 de fevereiro.

Ingressos: R$ 160,00 (inteira) e R$ 80,00 (meia-entrada)

Endereço: Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão – SP, CEP: 12.472-610

Site: www.carde.org

E-mail: [email protected]

Instagram: @carde.museu

Telefone: (12) 3512-3547

Fechado: terças e quartas-feiras

 

Publicidade
- Publicidade -

Recentes

Redes sociais

- Publicidade -

Notícias

Publicidade