A BYD vai lançar no segundo semestre de 2026 no Brasil a picape derivada do Song. Tema que abordamos em abril no Autoranking. O modelo está em fase de testes e antecede a chegada de uma versão compacta para concorrer com a Fiat Strada.
Esta semana, Quatro Rodas repercutiu o flagra da página placa verde no Instagram que mostra o modelo em testes. Fontes ligadas à BYD falam que a apresentação antes do lançamento deve acontecer no Salão de Pequim no próximo ano. Um protótipo poderá ser apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo.
A “baby Shark” nacional como está sendo carinhosamente batizada é um projeto construído a quatro mãos com as engenharias da China e do Brasil. O modelo médio compacto terá porte da Toro e Maverick, maior que a Montana, usará monobloco e powertrain do Song Pro. Híbrido em duas versões: GL e GS. A picape VW, que será feita em São José dos Pinhas, PR, também será concorrente.
A novidade, que ainda não teve o nome divulgado faz parte do plano de ampliação da BYD no país que declara a busca pela liderança do mercado de automóveis. O que sei nesse ponto é que eles precisam “acertar” isso com a Fiat e Volkswagen. As marcas estão voando no país.
Nas imagens, é possível confirmar o conjunto de faróis bem parecidos com o utilizado no Song Plus, com traços pontiagudos. A dianteira também terá uma ampla grade frontal assim como existe no SUV.
Já a traseira, semelhança com a Shark, com lanternas robustas dispostas na vertical. Não há imagens do interior da picape da BYD, que deve seguir as tendências dos carros da marca, trazendo uma ampla tela multimídia giratória e um painel digital.
Para o mercado exportação, a partir da China, a picape poderá ser equipada com motor 1.5 litro turbo e outro elétrico, que pode entregar até 231 cv e 31,6 kgfm de torque, além de outro motor elétrico de 204 cv e 34,7 kgfm de torque. A autonomia deve ser de 840 km com uma carga e 100 km no modo elétrico.






