Publicidade

BYD lança sistema de assistência à condução chamado “Olho de Deus”

A BYD revelou recentemente o lançamento do seu novo sistema de assistência à condução, denominado “Olho de Deus”. O sistema, que será integrado aos veículos da marca, inclui tecnologias avançadas de direção inteligente e estará disponível em três variantes, com até três sensores LiDAR.

A atualização visa equipar os carros BYD com a mais recente tecnologia de assistência à direção. O presidente da BYD, Wang Chuanfu, destacou que a empresa possui o maior banco de dados de nuvem de carros da China, com 110.000 engenheiros, dos quais 5.000 estão dedicados ao desenvolvimento de tecnologias de direção inteligente.

Além disso, a quilometragem de treinamento do sistema ADAS da BYD alcançou 72 milhões de quilômetros por dia em 2024, um fator que contribuiu para o desenvolvimento do “Olho de Deus”, que a empresa considera uma configuração essencial para os carros nos próximos dois a três anos. As informações foram divulgadas pelo Car News China.

LEIA MAIS
+ EX90 chega para ser o novo lançamento da Volvo em abril

Sistema “Olho de Deus”

O sistema de direção inteligente “Olho de Deus” da BYD foi dividido em três classificações principais, cada uma com diferentes níveis de recursos e hardware. O modelo básico, chamado “Olho de Deus C”, utiliza um conjunto de três câmeras localizadas atrás do para-brisa, complementadas por 12 câmeras e radares ultrassônicos para aprimorar a percepção do veículo.

Ele é alimentado pelo sistema DiPilot 100, com capacidade de computação de 100 TOPS, e oferece uma visão de 360 graus do entorno, com sensores de radar capazes de detectar distâncias de até 300 metros. Esse sistema será adotado em modelos mais acessíveis da BYD.

A segunda variante, “Olho de Deus B”, incorpora um sensor LiDAR para melhorar a percepção e será instalada em modelos como os veículos Denza e outros carros emblemáticos da BYD. Este sistema conta com o DiPilot 300, com capacidade de 300 TOPS.

O topo de linha, chamado “Olho de Deus A”, é alimentado por três sensores LiDAR e o sistema DiPilot 600, que possui poder de computação de 600 TOPS. Este sistema será disponibilizado para os modelos de luxo da marca, incluindo os veículos Yangwang.

Todos os modelos equipados com o novo sistema “Olho de Deus” contarão com a arquitetura Xuanji, que integra um processador central, IA em nuvem, IA do lado do veículo, além de uma infraestrutura de conectividade 5G e satélite. O objetivo dessa arquitetura é melhorar as capacidades de IA e otimizar a interação entre o veículo e a nuvem.

Os sistemas “Olho de Deus A” e “Olho de Deus B” terão a função de Navegação no Piloto Automático (NOA), disponível tanto para rodovias quanto para áreas urbanas. Por enquanto, o sistema “Olho de Deus C” suporta apenas o NOA em rodovias de alta velocidade, mas a BYD espera que ele também seja compatível com cidades por meio de atualizações OTA no futuro.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade