A BYD revelou seu novo carregador de 1.000 kW, desenvolvido para veículos elétricos de passageiros com sistema de alta tensão de 1.000V. O “Carregador Flash Megawatt” é projetado para carregar 400 km de alcance em apenas 5 minutos, o que representa um avanço significativo em relação às opções anteriores de carregamento rápido.
O presidente da BYD, Wang Chuanfu, anunciou que a empresa tem planos de instalar mais de quatro mil estações de carregamento megawatts em toda a China. Este movimento ocorre após críticas sobre a velocidade de carregamento dos modelos anteriores da marca, que utilizavam baterias Blade LFP.
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Embora essas baterias fossem seguras, o processo de carregamento era mais lento quando comparado a sistemas com baterias NMC ternárias de outros fabricantes.
Com o lançamento de veículos baseados no sistema de alta tensão de 1.000V, a BYD introduziu o carregador de 1.000 kW, que suporta uma taxa de carregamento de 10C. Isso significa que o carregador pode fornecer 400 km de alcance em apenas 5 minutos, ou cerca de 2 km por segundo.
Durante os testes ao vivo, a estação de carregamento atingiu 1 MW de potência em 10 segundos ao carregar os modelos Han L EV e Tang L EV. O tempo de carregamento para ir de 7% a 50% foi de apenas 4,5 minutos.
O carregador de 1.000 kW da BYD se posiciona como o mais poderoso disponível para veículos de passageiros. Seus concorrentes diretos, como o carregador Tesla V4 (500 kW), Li Auto 5C (520 kW), NIO (640 kW) e Xpeng S5 (800 kW), apresentam capacidades de carregamento menores.
A novidade também se alinha com as especificações dos modelos mais recentes da BYD, que contam com baterias de carboneto de silício de 1.500V. Esses carros, como o Han L EV 4WD e o Tang L EV 4WD, possuem um motor elétrico de 580 kW no eixo traseiro, com uma capacidade de rotação de até 30.511 rpm. Esses modelos são capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em 2 segundos, atingindo uma velocidade máxima superior a 300 km/h.