O BYD King não terá vida fácil para convencer o clássico consumidor do Corolla. Disso a greentech já sabe. Os números do Toyota são o seguinte: 42.926 em 2023 com média mensal de 3.577 unidades. E 13.313 de janeiro a maio de 2024 com emplacamento mensal de 2.662 sedãs. O segmento é restrito.
Os preços? Começam desse jeito: King GL R$ 175,8 mil e King GS R$ 187,8 mil. O carro está até amanhã com R$ 6 mil a menos de bônus. O Toyota topo da gama custa R$ 185,3 mil. Sedã chinês também foi lançado pelo modal da assinatura com a parceria da Arval. Aluguel sai por R$ 4.992.
Com mais de cinco mil pedidos lançados antes do carro aparecer nas lojas, a BYD tem pista livre pela frente para ocupar o lugar do Civic nacional e manter o pouco espaço de ocupação do Sentra, de leve facelift.
O carro plug In surge em duas versões: GL e GS – possuem 209 cv e 235 cv de potência combinada. O modelo de entrada GL tem bateria de 8,3 kWh e o GS, usa a nova bateria do Song Plus com 18,3 kWh.
No jogo da autonomia em dado aproximado fica entre 40 e 100 km no modo 100% elétrico. Na China essa autonomia é de 120 km. A combinação com a propulsão dará média de 25 km/l. O Corolla HEV faz uma média de 17 km/l na cidade e gera misturado 122 cv. Lembro aqui que o conjunto mecânico é flex.
No chinês não. A gasolina. O motor a combustão aspirado puro tem 110 cv e combinado com o elétrico permite torque de 32,2 kgfm e 33,1 kgfm respectivamente. O tanque comporta 48 litros de gasolina.
O BYD que calça rodagem aro 17 tem 4,78 m de comprimento, 2,72 m de entre-eixos, ligeiramente maior que seu rival, o Toyota Corolla, concorrente direto. São 4,6 metros e 2,7 m de entre-eixos. O dono do segmento dos médios goza de credibilidade e vai “bater no peito” dizendo que o Safety Sense é um auxiliar de condução dos bons enquanto o King não tem ADAs.
Design
O King é bonito, elegante por onde você olhe. Tanto por fora com sua grade fechada, faróis afilados e jogo de lanternas elegantes que corta a tampa traseira do porta-malas de 450 litros. O Corolla oferece 470 litros de capacidade.
Na interna, seletor de marcha no console central e os controles de som, modo de condução eco, sport ou normal mais freio eletrônico, auto hold e HEV ou EV. Escolha. O painel é soft touch e super elegante na cabine servida por seis bolsas de ar. As telas: de 12,8 polegadas para a mídia central que gira e oito no pequeno quadro de instrumentos.
A chave presencial é a mesma de toda a família BYD. O carro não oferece teto solar em nenhuma das versões. O GL oferece seis falantes e o GS são oito. As cores são branco, cinza e preto. Faltou o prata.