A BYD inaugurou a sua fábrica nacional, localizado em Camaçari (BA). A cerimônia simbólica foi realizada nesta quinta-feira (9) e contou com diversas autoridades.
Os três veículos que serão montados (Dolphin Mini, Song Pro e King) já começaram a ser faturados e já chegam aos concessionários nos próximos dias.
A planta da montadora chinesa tem capacidade produtiva para 150 mil unidades por ano. As obras na unidade tiveram início no primeiro trimestre de 2024. Após 18 meses, a BYD inaugura a primeira das 26 instalações do complexo.
LEIA MAIS
+ BYD lança Dolphin Mini GL nacional; PCD e taxista pagarão menos de R$ 100 mil
A produção dos carros já está em andamento há algum tempo, com modelos prontos e com notas fiscais já emitidas. A licença de funcionamento foi obtida na segunda quinzena de julho.
A unidade de Camaçari opera atualmente no sistema SKD (Semi Knocked-Down), com montagem dos veículos localmente.
Em 2026, está prevista a mudança para produção nacional completa dos modelos com etapas como estampagem, soldagem e pintura, além da inclusão de um maior número de componentes nacionais.
Desde então a BYD vem reforçando também as contratações. Em outubro, com a contratação de 350 empregados, a fábrica deve fechar o mês com cerca de 1.800 trabalhadores, com perspectiva de atingir 2000 já nas próximas semanas.
Motor híbrido flex
Além da inauguração da fábrica, a BYD também estreou o motor híbrido flex no Song Pro. O modelo, híbrido plug-in, agora também pode ser abastecido com as dois combustíveis.
O sistema foi projetado e construído especialmente para o Brasil, fruto da cooperação entre cientistas chineses e brasileiros.
Diferenciais da Fábrica
– Automatização avançada: reduz falhas, aumenta produtividade;
– Processo modular e eficiente: controle interno de componentes-chave;
– Alta capacidade de produção, com escalabilidade global;
– Inovação em segurança, qualidade e flexibilidade de modelos.






