A BYD, em parceria com a fabricante de drones DJI, lançou o sistema Lingyuan, uma solução de drone montada no veículo que pode ser utilizada enquanto o carro está em movimento.
O sistema custa cerca de £ 1.700 (cerca de R$ 13 mil) e é projetado para ser instalado no teto do veículo, proporcionando a capacidade de lançar e recuperar um drone enquanto o carro está em movimento, com uma velocidade de até 24 km/h.
O Lingyuan é composto por uma caixa de 30 cm ao quadrado montada no teto do carro, que abriga o drone. O sistema permite que o drone voe, rastreie o carro e se re-atrace de volta ao seu ponto de origem de maneira automática.
Durante o voo, o drone transmite imagens em tempo real para a tela central do veículo, permitindo que o motorista tire fotos, grave vídeos e compartilhe as imagens diretamente do veículo.
LEIA MAIS
+ Toyota lança SUV elétrico na China com preço de BYD Dolphin
O sistema é compatível com dois modelos de drones da DJI: o DJI Air 3S, que possui uma carga rápida, e o DJI Mavic 3, que requer uma troca manual de bateria, mas oferece filmagens contínuas por mais tempo. Com a ajuda do chip de direção autônoma da Huawei, qualquer um dos drones pode voar por até 35 minutos a mais de 30 mph.
No lançamento, a BYD demonstrou o sistema em seu novo modelo Leopard 8 Drone Edition, mas a montadora chinesa destacou que o Lingyuan pode ser instalado em qualquer veículo.
O CEO da BYD, Chuanfu Wang, afirmou que a empresa está comprometida em “democratizar a boa tecnologia”, com planos de tornar a produção em massa de drones montados em veículos uma realidade.
Embora o sistema tenha sido lançado sem detalhes sobre sua disponibilidade no Reino Unido, a BYD já afirmou que o Lingyuan pode agregar um custo adicional considerável, especialmente ao incluir os drones DJI.
O sistema promete transformar a filmagem de veículos em movimento, permitindo gravações de alta qualidade com um único operador, utilizando a tela do carro para controlar as funções do drone.