Publicidade

Brasileiros perderam R$ 2,7 bi em golpes durante compra e venda de carros

Os golpes durante compra e venda de carros estão cada vez mais comum. Na hora de realizar a compra de um automóvel é preciso ficar atento. Para se ter uma ideia, em 2023, os brasileiros sofreram mais de 91 mil golpes na compra e venda de veículos online.

Os dados são de um estudo de mercado realizado pela OLX. Mesmo tendo ocorrido uma redução de 60% no total de golpes aplicados nessa categoria, comparando 2022 a 2023, as fraudes online ainda fazem muitas vítimas. No ano passado, as perdas com os golpes de veículos tiveram um valor estimado de R$ 2,7 bilhões, estima a plataforma de compra e vendas.

O estado com mais golpes foi São Paulo, com 28% dos casos, seguido por Minas Gerais (8%), Rio de Janeiro (7%) e Bahia (6%). Carros são os mais visados pelos fraudadores, representando 64% das fraudes, motos vêm em seguida, com 31% e caminhões em terceiro lugar com 5% das ocorrências.

LEIA MAIS
+ Porsche lança primeiro 911 híbrido ainda mais potente

Já as marcas mais visadas por fraudadores em 2023 foram Chevrolet (26%), Volkswagen (19%), Fiat (17%), Toyota (8%), Ford (7%), Honda e Hyundai (5%), Renault (3%), Jeep e Nissan com 1% cada. Em relação aos modelos de automóveis mais envolvidos em fraudes, o Celta e o Gol lideraram o ranking, cada um com 9% dos golpes, seguidos pelo Palio (6%) e Corsa (5%).

Outros modelos como Uno e Corolla também foram alvo, cada um com 4% Hilux, Onix e Civic (3% cada), HB20, Saveiro, Strada e Ka, completam a lista com 2%. “No total, 53% das fraudes envolveram anúncios desses 13 modelos, indicando que a preferência dos golpistas está entre os veículos mais populares no mercado”, detalha a pesquisa da OLX.

Dicas na hora de comprar um carro: 
Na compra de um carro, comece pesquisando o histórico do veículo. Verifique se há registros de acidentes, roubos ou problemas mecânicos. É essencial também conferir o documento do veículo (CRLV), para garantir que está atualizado e que os dados do carro correspondem aos do documento, além de verificar se não há restrições judiciais ou financeiras.

Uma dica importante é levar o carro a um mecânico de confiança para uma inspeção completa. Se não puder levar o carro, leve o profissional até o veículo para que ele faça a investigação. Avalie o estado dos pneus, freios, motor, transmissão e componentes eletrônicos.

Realize um test drive para verificar o desempenho do veículo, prestando atenção a qualquer ruído ou comportamento estranho. Na negociação, compare preços com outros veículos semelhantes no mercado e não se sinta pressionado a fechar negócio imediatamente.

Formalize a compra com um contrato de compra e venda detalhado, especificando todas as condições do negócio, e prefira realizar o pagamento por meio de transferência bancária para deixar um rastro de pagamento.

Outra informação importante é negociar diretamente com o proprietário do veículo ou com a pessoa que irá comprar o item. Evite negociar com terceiros, como parentes, amigos ou revendedores não autorizados. Faça o pagamento apenas em uma conta em nome do proprietário do veículo e antes de depositar, verifique os dados direto com o proprietário

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade