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Brasil já tem quase 15 mil eletropostos em operação

Em fevereiro de 2025, o Brasil registrou um avanço significativo na infraestrutura de recarga para veículos elétricos, com um total de 14.827 eletropostos públicos e semi-públicos em operação.

O número representa um aumento de 22% em relação aos 12.137 pontos registrados em novembro de 2024. Esse crescimento acompanha a ampliação da frota de veículos elétricos plug-in no país e impulsiona a evolução da eletromobilidade.

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A infraestrutura de recarga para veículos elétricos já está presente em 1.363 municípios brasileiros, o que equivale a 25% do total. Em novembro de 2024, o número era de 1.263 cidades, indicando um crescimento de 8% na distribuição dos eletropostos.

A expansão é especialmente destacada nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, que têm registrado avanços no processo de interiorização da infraestrutura. As regiões Sudeste e Sul também apresentaram crescimento, mas em ritmo mais moderado.

Eletropostos por Região:

Região Nov/24 Fev/25 Evolução
Norte 38 47 23,7%
Centro-Oeste 107 121 13,1%
Nordeste 294 326 10,9%
Sudeste 479 506 5,6%
Sul 345 363 5,2%
Total 1.263 1.363 7,9%

Entre os 14.827 pontos de recarga, a maior parte (84%) é composta por carregadores lentos (AC), enquanto 16% são carregadores rápidos (DC). Em relação a novembro de 2024, o número de carregadores rápidos aumentou 60%, saltando de 1.516 para 2.430 unidades. Já os carregadores lentos cresceram 17%, de 10.621 para 12.397 pontos.

Carregadores Rápidos (DC):

  • Nov/24: 1.516
  • Fev/25: 2.430
  • Crescimento: 60%

Carregadores Lentos (AC):

  • Nov/24: 10.621
  • Fev/25: 12.397
  • Crescimento: 17%

Esse aumento nos carregadores rápidos reflete um esforço para melhorar a eficiência da infraestrutura de recarga, facilitando o uso dos veículos elétricos e incentivando a adoção em larga escala.

Atualmente, a frota de veículos elétricos plug-in no Brasil é composta por 208.344 unidades. Destes, 45% (93.082 veículos) são totalmente elétricos (BEV), enquanto 55% (115.262 veículos) são híbridos plug-in (PHEV), que dependem parcialmente da infraestrutura de recarga. Considerando apenas os veículos 100% elétricos, a relação é de 6 veículos por eletroposto.

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