Em fevereiro de 2025, o Brasil registrou um avanço significativo na infraestrutura de recarga para veículos elétricos, com um total de 14.827 eletropostos públicos e semi-públicos em operação.
O número representa um aumento de 22% em relação aos 12.137 pontos registrados em novembro de 2024. Esse crescimento acompanha a ampliação da frota de veículos elétricos plug-in no país e impulsiona a evolução da eletromobilidade.
LEIA MAIS
+ Mini Aceman chega ao Brasil com até 270 km; preço parte de R$ 254.990
A infraestrutura de recarga para veículos elétricos já está presente em 1.363 municípios brasileiros, o que equivale a 25% do total. Em novembro de 2024, o número era de 1.263 cidades, indicando um crescimento de 8% na distribuição dos eletropostos.
A expansão é especialmente destacada nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, que têm registrado avanços no processo de interiorização da infraestrutura. As regiões Sudeste e Sul também apresentaram crescimento, mas em ritmo mais moderado.
Eletropostos por Região:
Região | Nov/24 | Fev/25 | Evolução |
---|---|---|---|
Norte | 38 | 47 | 23,7% |
Centro-Oeste | 107 | 121 | 13,1% |
Nordeste | 294 | 326 | 10,9% |
Sudeste | 479 | 506 | 5,6% |
Sul | 345 | 363 | 5,2% |
Total | 1.263 | 1.363 | 7,9% |
Entre os 14.827 pontos de recarga, a maior parte (84%) é composta por carregadores lentos (AC), enquanto 16% são carregadores rápidos (DC). Em relação a novembro de 2024, o número de carregadores rápidos aumentou 60%, saltando de 1.516 para 2.430 unidades. Já os carregadores lentos cresceram 17%, de 10.621 para 12.397 pontos.
Carregadores Rápidos (DC):
- Nov/24: 1.516
- Fev/25: 2.430
- Crescimento: 60%
Carregadores Lentos (AC):
- Nov/24: 10.621
- Fev/25: 12.397
- Crescimento: 17%
Esse aumento nos carregadores rápidos reflete um esforço para melhorar a eficiência da infraestrutura de recarga, facilitando o uso dos veículos elétricos e incentivando a adoção em larga escala.
Atualmente, a frota de veículos elétricos plug-in no Brasil é composta por 208.344 unidades. Destes, 45% (93.082 veículos) são totalmente elétricos (BEV), enquanto 55% (115.262 veículos) são híbridos plug-in (PHEV), que dependem parcialmente da infraestrutura de recarga. Considerando apenas os veículos 100% elétricos, a relação é de 6 veículos por eletroposto.