Que o trânsito brasileiro é super caótico você já sabe. Contudo, um estudo recente confirmou isso. O site inglês Compare The Market, com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), diz que o Brasil é o segundo pior país para dirigir.
A Rússia foi listada como o pior país. Ou seja, podemos dizer que o Brasil é o pior país do lado ocidental para sentar no banco do motorista.
O estudo avaliou diversas questões, como o custo de manutenção do carro em relação à renda, nível de congestionamento entre outros fatores.
LEIA MAIS
+ Placa de carro mais cara do mundo é leiloada por quase R$ 74 milhões
A Rússia tem o pior índice de conservação de estradas e além disso, possui uma das maiores taxas de mortalidade no trânsito. 12 para cada 100 mil pessoas.
Já o Brasil entrou no ranking por conta da baixa qualidade das estrada, alto nível de congestionamento, por exemplo. A taxa de mortalidade do nosso país é de 16 a cada 100 mil pessoas.
Para o motorista de aplicativo Gabriel Rosa, outras razões também contribuem para agravar o cenário do trânsito brasileiro. “Em primeiro lugar a falta de educação e empatia das pessoas, em seguida a falta de conhecimento das leis de trânsito”, pondera.
O agente de trânsito Eduardo Alves avalia que somente o transporte público é o caminho para melhorar o problema. “No Brasil só anda de transporte público quem não pode comprar um carro ou moto. Claro que existem outras questões como a segurança. Mas lá fora, as cidades só cresceram quando investiram em um melhor transporte público”, diz.
Segundo a visão do especialista, é muito difícil tirar uma pessoa que tem um alto poder aquisitivo de seu carro ou moto para andar de transporte público. “Em um ônibus você coloca 40, 50 pessoas sentadas. No mesmo espaço, você tem uns dois ou três carros, que muitas vezes só estão comum ocupante”, afirma.
Para Alves, a falta de investimentos em ciclovias e em transportes como bicicletas é um outro fator que faz o nosso trânsito ser classificado como o segundo pior do mundo.
Melhores países
Por outro lado, há países que são considerados como os queridinhos dos motoristas. A Dinamarca, segundo o estudo, é considerado como o melhor país para se dirigir. Estradas de alta qualidade e baixa taxa de mortalidade são alguns fatores que contribuem para a colocação.
Piores países:
1. Rússia
2. Brasil
3. México
4. África do Sul
5. Irlanda
6. Grécia
7. Hungria
8. Polônia
9. Chile
10. República Checa