A Bosch, líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, fechou o ano fiscal de 2023 com vendas totais de R$ 9,8 bilhões na América Latina, incluindo as exportações e as vendas das empresas coligadas.
Com quase 10 mil colaboradores, o Brasil representou 79% do faturamento da região, totalizando 7,9 bilhões de reais no ano passado, sendo que 23% foram gerados a partir de exportações para os mercados da América Latina, América do Norte e Europa.
Em seu principal negócio, no setor de mobilidade, por exemplo, a Bosch está impulsionando decisões estratégicas para o crescimento futuro. Somente este ano, está lançando cerca de 30 projetos de produção para veículos elétricos.
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Na área do hidrogênio, a Bosch reafirmou suas expectativas comerciais: até 2030, suas vendas com tecnologia de hidrogênio poderiam atingir 5 bilhões de euros.
Pioneira e referência em tecnologias para veículos movidos a biocombustíveis, a Bosch Brasil está trabalhando em um projeto para exportar para a Índia a tecnologia Flex Fuel, inovação desenvolvida pela Bosch no Brasil há mais de 20 anos. A empresa também quer exportar a solução FlexStart, que elimina a necessidade do uso do reservatório de gasolina durante a partida a frio de veículos abastecidos com etanol.
Com o objetivo de promover o etanol como fonte renovável de energia e contribuir para as iniciativas de descarbonização no país asiático, o projeto envolve cooperação técnica e de serviços de engenharia para o biocombustível, mas também pode favorecer a exportação de outros componentes, como bombas de combustível e unidades de controle.
O volume estimado, inicialmente, é para atender entre 50 e 70 mil veículos por ano, com perspectivas de aumento de acordo com a evolução das políticas e estratégias do governo indiano.
Além da Índia, Suécia e Tailândia são outros países que já possuem projetos relacionados ao Flex a partir de tecnologia desenvolvida no Brasil. Atualmente, 30 países no mundo já utilizam o etanol misturado ao combustível em diferentes proporções.