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Bosch Tech Day 2024 tem carro sem coluna de direção, pedal ajustável e mais

RENNINGEN (Alemanha) – As tecnologias estão em constante evolução nos carros. Geralmente, elas chegam para melhorar nossa condução, deixando-a mais segura e confortável. E graças a uma combinação de software, serviços e tecnologia inteligente, durante a Bosch Tech Day 2024, a empresa apresentou soluções para a mobilidade de hoje e do futuro.

Sabe quando você pega um trânsito e durante as frenagens fica tonto por conta dos solavancos? A Bosch tem uma solução para isso. Chamada de eBrake to Zero, o carro não deixa os passageiros voltarem para trás logo após o carro parar (movimento de solavanco), como normalmente acontece.

E não é só isso. Durante o Bosch Tech Day 2024, que aconteceu em Renningen, na Alemanha, fomos para a pista testar as novidades tecnológicas de criação da empresa alemã. Assim, tivemos a oportunidade de entender outras soluções da Bosch, que nos convidou para o evento na cidade europeia.

Uma delas tem relação com uma nova forma de pisar nos pedais. A tecnologia é composta por um atuador eletrônico de freio e um ESP. “O sistema de frenagem da Bosch é robusto, eficiente e elimina a conexão mecânica entre o pedal do freio e o sistema de frenagem”, explica a empresa.

Na prática, o pedal tem 4 milímetros de curso e é bem duro. Apesar disso, se torna bem fácil e cômodo realizar a frenagem, uma vez que não é necessário aplicar muita força nos pedais. Além disso, o condutor ainda pode controlar a sensibilidade para a aplicação da força no pedal. A tecnologia é chamada de Driving Control Pads.

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Dados
O portfólio de serviços baseados em dados e hospedados na nuvem do Vehicle Motion Management inclui, por exemplo, uma solução que utiliza os dados coletados por sensores do veículo para gerar informações sobre a situação da rua ou estrada, incluindo seus coeficientes de atrito.

Na nuvem, esses dados do sensor são mesclados com informações de outros veículos, além de dados de serviços meteorológicos para dar aos motoristas um aviso prévio sobre riscos
de aquaplanagem, buracos e lombadas.

Em um dado momento, testamos a tecnologia na prática. Quando o carro passa por um obstáculo, ele colhe os dados e armazena na nuvem. Após passar novamente, podemos notar uma diferença significativa no conforto.

Outro software é o steer-by-wire, onde a conexão mecânica entre a coluna de direção
e o mecanismo de direção é eliminada. O novo sistema combina um atuador de volante e um atuador de direção. Usando uma tecnologia precisa de sensor, o atuador do volante detecta a solicitação de direção do motorista e a transmite digitalmente para o atuador de direção, que então direciona as rodas de acordo.

Em um Volkswagen Golf GTI (carro que não temos no Brasil), dirigimos o automóvel para entender como funciona a tecnologia. Futuramente, sem o espaço para coluna de direção, as montadoras podem criar um novo porta objetos logo abaixo do volante, ocupando o espaço da coluna de direção.

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