Publicidade

Boreal relança a Renault no Brasil como SUV de alto padrão

Publicidade

A Renault apresentou, ainda sem preços e versões o SUV Boreal. O novo carro tem motor turbo 1.3 de 163 cv e 270 Nm de torque. O design do carro imprime o recomeço no Brasil da francesa com pegada global.

O SUV médio de 4,56 metros e 2,7 M de entre eixos será fabricado em Curitiba (PR) a partir de setembro. O modelo faz parte da estratégia global da marca para ampliar sua presença fora da Europa e fortalecer sua posição no segmento C de utilitários esportivos.

O SUV será produzido em duas fábricas: a unidade brasileira, em Curitiba, atenderá 17 países da América Latina; já a planta de Bursa, na Turquia, abastecerá 54 mercados, incluindo países do Oriente Médio, Europa Oriental e da Bacia do Mediterrâneo destaca a Renault no comunicado de imprensa.

LEIA MAIS
+ Produção do novo Fiat 500 Hybrid começa em novembro na fábrica de Mirafiori

Publicidade

O Boreal utiliza a nova plataforma modular do Grupo Renault, já estreada pelo Kardian e vai explorar a eficiência do motor 1.3 turbo TCe, com injeção direta e sistema Stop & Start, acoplado ao câmbio automático EDC de dupla embreagem úmida de 6 marchas.

A potência varia conforme o mercado: até 163 cv na versão flex nacional e 156 cv com gasolina. O torque pode chegar a 270 Nm. Na Turquia, o modelo será oferecido com 138 cv e torque de 240 Nm. Há previsão de outras combinações de motor e transmissão em diferentes regiões.

O Renault Boreal mede 4,56 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e tem entre-eixos de 2,70 m. As proporções são voltadas ao uso familiar, com foco em conforto e espaço interno. O porta-malas tem capacidade para 522 litros, podendo chegar a 1.279 litros com os bancos rebatidos.

Na parte externa, o SUV conta com rodas de 19 polegadas, rack de teto, teto pintado em cor contrastante e faróis de LED. Se você observar bem vai ver que nada que a Renault produziu no Brasil foi construído desse jeito. Com elementos de padrão superior.

O interior do Boreal segue o padrão adotado pela Renault em seus modelos mais recentes. O painel traz o sistema OpenR, com duas telas digitais de 10 polegadas cada, uma para o quadro de instrumentos e outra para o multimídia com funções do Google para comandos do veículo.

A cabine oferece carregador por indução, ar-condicionado digital dual-zone, iluminação ambiente em LED com 48 opções de cor, bancos dianteiros com ajustes elétricos e função massagem para o motorista.

Segurança e assistentes de condução

O Boreal terá até 24 sistemas avançados de assistência ao motorista, dependendo da versão e do mercado. Entre eles estão controle de cruzeiro adaptativo com centralização de faixa, alerta de tráfego cruzado, aviso de saída de faixa, assistente de estacionamento automático e câmeras 360°. O carro também conta com sistema de som da Harman Kardon.

Um dos destaques é o sistema e-LKA, que atua em situações de risco, como saídas involuntárias de faixa ou aproximação de veículos no sentido contrário. Quanto ao preço? O topo da gama deve ficar entre R$ 200 mil e R$ 219 mil. Minha sugestão. Versões de entrada e intermediária custarão bem menos para a marca se tornar mais competitiva no mercado brasileiro.

O próximo veículo da plataforma Renault Global será a picape vinda da Argentina e temporariamente batizada de Niágara no próximo ano como modelo 2027. O primeiro veículo é o premiado compacto Kardian.

Publicidade
- Publicidade -

Recentes

Redes sociais

- Publicidade -

Notícias

Publicidade