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BMW Z3 completa 30 anos: primeiro modelo da marca produzido fora da Alemanha

Em 2025, o BMW Z3 atinge a marca de 30 anos desde o início de sua produção na fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos. O modelo foi o primeiro da marca alemã a ser fabricado fora da Alemanha e teve 297.087 unidades produzidas até o encerramento da linha, em 2002.

A estreia do Z3 ocorreu em 1995, com destaque internacional ao aparecer no filme “GoldenEye”, da franquia James Bond. Na época, foi lançada uma edição especial para o mercado norte-americano, chamada Z3 James Bond Edition, inicialmente limitada a 20 unidades, depois ampliada para 100. Já no início de 1996, todas as 15 mil unidades previstas para o ano estavam vendidas.

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O projeto do Z3 seguiu a tradicional configuração dos roadsters da marca, com capô longo, traseira curta e posição de dirigir recuada. O design foi desenvolvido por Joji Nagashima, também responsável por outros modelos como o BMW Série 5 E39 e o Série 3 E90.

O modelo foi lançado inicialmente com motores de quatro cilindros: 1.8 de 115 cv (M43B18) e 1.9 de 143 cv (M44B19). Em 1997, foi introduzido o motor de seis cilindros em linha de 2,8 litros com 193 cv (M52B28). No mesmo ano, a divisão BMW M lançou o Z3 M Roadster, equipado com motor de 3,2 litros e 321 cv (S50B32), o mesmo usado no BMW M3 E36.

Em 1999, o Z3 passou por uma atualização visual e mecânica. A traseira ganhou novo desenho, as lanternas foram redesenhadas e os faróis passaram a ter bordas cromadas. A linha de motores também foi ampliada, incluindo opções como o 1.9 de 117 cv (M43B19), 2.0 de 150 cv (M52B20), 2.2 de 170 cv (M52B22), 3.0 de 231 cv (M52B30) e o 3.2 de 325 cv (S54B32) para a versão M.

Em 1998, a BMW lançou o Z3 Coupé, com carroceria fechada e design que remete ao 328 Sportcoupé da década de 1940. Foram cerca de 18 mil unidades fabricadas. Essa versão foi comercializada exclusivamente com motores de seis cilindros, incluindo as variantes M, que chegaram a ser utilizadas como carro de segurança na MotoGP no ano 2000.

A fabricante também produziu versões únicas, como o Z3 M V12, desenvolvido apenas para testes internos com um motor de 326 cv. Além disso, foram oferecidas edições especiais com acabamento Individual, como as séries “British Traditional”, “Dakkar” e “Kyalami”, além das versões Sport Edition, com rodas de 17 polegadas, suspensão rebaixada, diferencial autoblocante e interior com detalhes M.

A produção do BMW Z3 foi encerrada em 28 de junho de 2002. A última unidade montada permanece exposta no museu da planta de Spartanburg. Hoje, o modelo é considerado um veículo de interesse histórico entre colecionadores e entusiastas.

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