Publicidade

BMW vai acabar com as super telas dos carros por nova tecnologia

A BMW na CES, em Las Vegas, muda a maneira de como o fabricante irá apresentar seus painéis e o display de auxílio à condução, o head up. Esqueça a modinha das telas gigantes que começam na frente do motorista e vão parar no centro do console central, algumas delas ampliadas para a frente do passageiro.

O Panoramic iDrive, que estreia na Nova Classe (Neue Klasse) tomou forma e ganha projeção em alta definição, como na indústria da aviação, por toda extensão do pára-brisa. Podendo o condutor transferir os APPs desejados da mídia central com o toque dos dedos.

Foi uma viagem para o futuro o evento de apresentação da tecnologia na Carolina do Sul. O contato com o sistema que redefine, de fato, a interação entre condutor e veículo.

O BMW Operating System X é o ponto de partida para a nova geração de elétricos da marca que redefine a experiência de direção e conectividade.

LEIA MAIS
+ Honda 0 Saloon e Honda 0 SUV são apresentados na CES 2025

Veremos um novo patamar de condução a partir da Nova Classe e certamente a percepção do motorista focada no pára-brisa e não no entretenimento. Na combinação do comando de voz, do olhar e mãos ao volante. É a personalização de maneira intuitiva e futurista do automóvel conectado.

O BMW Panoramic iDrive integra-se a todos os modelos da Neue Klasse, seja qual for o tipo de tração, consolidando-se como o ponto central da nova abordagem digital da marca.

Ao adotar o BMW Operating System X, um sistema baseado no Android Open Source Project (AOSP), a BMW cria uma plataforma de software que permite um design de cockpit mais claro e minimalista, ao mesmo tempo que oferece uma interface altamente intuitiva e personalizável para o condutor.

Será que as próximas gerações de Série 3 e X1 alcançarão a nova tecnologia? É sempre assim. O princípio no topo da cadeia até baratear o acesso e ofertar, ao menos, parte dele nos modelos de acesso.

O sistema é composto por quatro elementos-chave:

BMW Panoramic Vision: utilizando a mais recente tecnologia de head-up display, o Panoramic Vision projeta informações personalizáveis ao longo de toda a largura do para-brisa, visíveis por todos os ocupantes do veículo.

Display Central: um novo painel de controle central posicionado perto do volante, com tecnologia de retroiluminação por matriz, que oferece uma navegação e controle tátil incrivelmente intuitivos.

3D Head-Up Display: a grande novidade dessa geração, que incorpora gráficos avançados de navegação e direção automatizada diretamente no campo de visão do condutor.

Volante Multifuncional: com botões integrados que servem como interface tátil para o BMW Panoramic Visione o BMW 3D Head-Up Display, permitindo ao motorista um controle total sem precisar desviar os olhos da estrada.

A BMW também aprimorou a interação com seu assistente pessoal inteligente, que agora se beneficia de um modelo de linguagem avançado.

O Panoramic iDrive é capaz de compreender comandos mais complexos e realizar ajustes nos modos de condução do veículo, como My Modes Personal, Sport e Efficient.

Cancelamento de ruído ou “ruídos esportivos”? Escolha porque o Hyperson X oferece uma imersão sonora que complementa a experiência geral do veículo

A aposta da BMW para o futuro é a integração de um carro definido por software (Software Defined Vehicle – SDV). O BMW Operating System X é a base de toda a arquitetura digital do BMW Panoramic iDrive, garantindo não apenas uma interface mais sofisticada, mas também uma compatibilidade completa com aplicativos de terceiros.

Isso inclui a capacidade de rodar serviços de streaming de vídeo e áudio, jogos e ferramentas de produtividade diretamente no sistema de entretenimento do carro, garantindo uma nova experiência de conectividade. As atualizações dos softwares serão over the air.

Com o BMW Operating System X, vai permitir experiências personalizadas com o carro entendendo cada vez mais o modo de vida do motorista.


O sistema vai além das funções tradicionais de infotainment, permitindo que o motorista adapte a direção e o desempenho do veículo conforme suas preferências, ajustando desde a tração até a resposta do volante.

Teste drive de carona

Longe de voltar no tempo e comparar o perfil do antigo Neue Klasse de 1962 com o que vem por aí. O próximo BMW muda a maneira de enxergar o futuro dos carros da marca do duplo rim, símbolo de identidade dos seus veículos.

E pelo olhar externo um sedã de arquitetura robusta imprimindo esportividade. Deu vontade mesmo era de pedir para o piloto sair do lugar dele e acompanhar as minhas habilidades mas tive que me contentar como carona para acompanhar as manobras do alemão Jens Klingmann a bordo do super esportivo elétrico com mais de 1.000 cv de potência. Que leveza e precisão de frenagem, estabilidade e equilíbrio nas curvas.

Um carro que utiliza materiais reciclados a bordo e conta também com a leveza do uso do carbono e uma estrutura que me permitiu entender o que vem por aí a partir dessa família de seis novos veículos.

Uma nova eficiência da fonte de energia que passa pelo uso de baterias com células cilíndricas com 20% mais de densidade energética com possibilidade de recargas super rápidas. Imagine “encher” o tanque do futuro em minutos…

Os alemães já decidiram que vão continuar a jornada dos motores a combustão com a tecnologia híbrida e a aposta nos elétricos como bandeira do futuro. O Nova Classe é o primeiro exemplo do amanhã conectado com o que eles imprimem de mais moderno.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade