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Basalt começa a ser produzido no Rio que também terá o Jeep Avenger

Rio de Janeiro – O complexo industrial de Porto Real, da Stellantis, começa a produção do novo Citroën Basalt e se prepara para engrenar um segundo turno e a futuramente a fabricação de um novo carro, que será híbrido e feito na plataforma CMP. Rumores dão sinais que será o Jeep Avenger, como já falamos aqui.

O polo encerra o ciclo de investimento dos R$ 10 bilhões e abre uma nova fase que começa com o aporte de mais R$ 3 bilhões, entre 2025 e 2030. O parque de fornecedores, atualmente em 10 sistemistas, crescerá com o novo capital. A proposta é aproximar mais 10 “clientes” para regionalizar ainda mais os componentes na planta.

Os 3 bi fazem parte do ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões
anunciados pela Stellantis para América do Sul que visa o lançamento de 40 novos produtos, 8 powertrains, o desenvolvimento de novas tecnologias, entre elas a batizada de Bio-Hybrid, que primeiro será inaugurada na Fiat, em Betim, com a dupla Fastback e Pulse.

A fábrica do Rio, que tinha a grife da antiga PSA – Peugeot/Citroën, ganhará um novo brand a partir da nova estrutura fluminense. A tração do polo de Porto Real promove uma disparada da empresa na multiplicação fabril de toda América do Sul, onde seis plantas fazem parte da “nave mãe” Stellantis. Córdoba, El Palomar, Nordex, Goiana e Betim estão no jogo e juntas fazem 1,3 milhão de veículos ao ano.

Porto Real, inaugurada em 2001, é a primeira fábrica de autos do Rio de Janeiro e já produziu 1,8 milhão de carros (370 mil para exportação). Eles também fabricam motores e já foram cerca de 2,4 milhões de unidades feitas no complexo com outro dado: são 186 motores EC5 1.6 aspirado por dia.

A fábrica que conta com mais de cinco mil pessoas trabalhando na produção dos quatro veículos e dos motores atualmente faz 27 carros por hora em único turno e no final do expediente cerca de 216 unidades. Rodando futuramente nos três turnos serão 160 mil ao ano.

Os produtos que são feitos no polo são o C4 Cactus, em fim de ciclo no Brasil mas vivo para exportação, C3, Aircross e o novo Basalt, que está chegando. Quanto ao modelo inédito, a Stellantis não toca no assunto. Mas o carro que será produzido na plataforma CMP será bio-hybrid e certamente o Jeep Avenger.

Basalt em produção

A Stellantis iniciou ontem a produção do SUV coupé da Citroën. O carro promete ser o mais acessível da categoria (na categoria do estilo da carroceria) e chega para completar a família C-CUBED, ao lado do C3 e do Novo Aircross. O Basalt foi desenvolvido pela engenharia e design do grupo na América do Sul e tanto utilizará a motorização aspirada quanto a turbo.

Na carroceria biton, assim como acontece nos outros modelos, teto é pintado no modo manual em cabines que exigem mais da mão de obra do produtivo e está aí a explicação pela cobrança da personalização que deixa o carro na moda e mais estiloso.

Projeto Formare

A planta durante nove meses forma estudantes para ingressar no complexo industrial participando das oficinas e setores. A garotada do entorno do complexo ainda ganha uma ajuda de custo para estudar na jornada que vai de sete a 14 horas. Os jovens aprendem sobre os vários setores da empresa e os produtos, claro. O curso técnico tem validação certificada pela faculdade federal do Paraná. São aulas, teóricas e práticas com projetos e melhoria de processos. Cerca de 90% da turma diplomada é aproveitada no mercado da região.

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