Com Strada e Toro, a Fiat é dona do topo do ranking no segmento de utilitários. E agora a Stellantis prepara mais uma munição para o segmento, desta vez com a RAM. A marca norte-americana domina o segmento das picapes grandes no Brasil com os modelos 1500, 2500 e 3500, e em breve vai invadir um território novo no país com o lançamento de uma picape médio-compacta, que estamos chamando de “Baby RAM”.
Mas a Stellantis não vai criar dentro de casa uma rival para a líder Toro, a “Baby RAM” deve chegar nos próximos meses, em 2023, com porte semelhante à da Toro mas com pegada de combate da Ford Maverick, com quem deve disputar clientes. Usará para isso mesma plataforma do Renegade e opção de motorização turbodiesel para manter a identidade de força da RAM, que não costuma vender utilitários voltados apenas para o uso urbano.
A Baby RAM não é a nova 1200, picape média que será lançada em 2023 para disputar mercado com Hilux, S10 e cia. Diferentemente das irmãs maiores que são importadas, a médio-compacta será produzida no polo industrial da Jeep em Goiana, Pernambuco. Ela ficará no degrau acima da Toro e abaixo da 1200, fazendo com que a Stellantis tenha uma representante em todos os tamanhos de picapes no mercado nacional. Além de surfar na onda de outro padrão e categoria.
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A RAM vive seu melhor momento no Brasil, com suas vendas triplicando nos últimos dois anos. As chegadas da Classic, 1200 e “Baby RAM” vão engrossar ainda mais as estatísticas da marca que ampliará sua rede no país.
Nova Ford F-150
Esse sucesso da RAM fez as rivais abrirem o olho para o mercado de picapes grandes. Ford e Chevrolet vão entrar nesse terreno com duas fortes competidoras. A Ford F-150 é a picape mais vendida no mundo e carro mais emplacado nos Estados Unidos nos últimos anos. Sua maior rival na terra do Tio Sam é a Silverado, da Chevrolet, que também está confirmada para o Brasil para 2023.
O ano que vem prometer ser um divisor de águas para o segmento das picapes no país. O segmento aponta para um futuro promissor, a GM, por exemplo, espera um crescimento de 100 mil unidades para o setor, dividindo a atenção das montadoras e dos consumidores com os SUVs. Não a toa as picapes estão se tornando “SUVs” de caçamba, com muito conforto, tecnologia e a versatilidade de um utilitário.