Dando mais um passo, nesse caso mais dois, no mundo dos veículos elétricos, a Audi apresentou os seus primeiros utilitários com motorização limpa, os novos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron que serão disponibilizados em três versões de tração, duas com motor no eixo traseiro e uma versão quattro com dois motores, um em cada eixo.
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A Audi apostou, não só nas novas motorizações, como também no design e na tecnologia a bordo. Os dois modelos trazem as novas linhas da marca apresentadas ainda em 2019. A versão Sportback possui a linha do teto baixa em estilo cupê, que finaliza na traseira que possui o spoiler traseiro assentado profundamente no vidro.
Os dois modelos possuem faróis de LED de série, com a opção Matrix como opcional. Além disso, eles contam com luzes de condução diurna. Pelo sistema MMI touch, o motorista pode selecionar até quatro assinaturas diferentes. Cada um deles possui um tema próprio e oferece uma expressão individual.
Espaço é outro ponto forte do modelo que conta com 4,59 metros de comprimento. No interior há um espaço total de armazenagem de cerca de 25 litros. O compartimento de bagagem vai de 520 litros a 1.490 litros no Q4 e-tron e 535 a 1.460 litros na versão Sportback.
No interior, as facilidades estão voltadas para o condutor, como o painel de instrumentos digital, localizado atrás do volante. O display central do MMI sensível ao toque é inclinado em direção ao motorista e posicionado de forma ergonomicamente fácil de alcançar. Também voltado para o motorista está o controle de ar-condicionado. Abaixo dele, um grande painel operacional traz seletor do modo de direção, controle de volume e o botão de ligar e desligar o veículo.
O volante dos modelos é totalmente novo e agora possui superfícies sensíveis ao toque, que o motorista usa para controlar o painel de instrumentos. Ligeiras saliências separam os botões uns dos outros, tornando-os mais fáceis de usar, enquanto fornecem feedback suave ao toque quando pressionados. Assim como em um smartphone, não existem apenas gestos de toque, mas também gestos de deslizar.
Os novos Audi elétricos contam com opcionais como o head-up display com realidade aumentada. Ele projeta informações fornecidas por alguns dos sistemas de assistência de forma digital em cima da visão do mundo externo. A informação é mostrada dinamicamente em um grande campo de visão, onde uma imagem virtual é representada em uma distância de aproximadamente dez metros ou mais do motorista.
As novidades terão versões com dois tamanhos de baterias e três opções de motorização. O Q4 35 e-tron tem uma bateria menor com capacidade bruta de armazenamento de energia de 55 kWh, que carrega até 7,4 kW em corrente alternada (AC) e até 100 kW em corrente direta (DC). Os Q4 40 e-tron e Q4 50 e-tron quattro terão uma bateria maior com capacidade bruta de 82 kWh, que permite recarga de até 11 kW em corrente alternada e até 125 kW em corrente direta.
Em termos de trem-de-força, os dois primeiros – Q4 35 e-tron e Q4 40 e-tron – têm um motor elétrico que traciona as rodas traseiras, com uma potência de 125 kW (170 cavalos) e 150 kW (204 cavalos) respectivamente. A versão topo de linha Q4 50 e-tron quattro tem dois motores elétricos para a tração elétrica nas quatro rodas: eles fornecem uma potência máxima de 220 kW (299 cavalos), suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e velocidade máxima eletronicamente limitada de 180 km/h.
A autonomia pode chegar até 520 km, de acordo com o ciclo WLTP, com uma única carga da bateria dependendo da versão do Q4 e-tron. Nas versões com a bateria de capacidade máxima de carga de 125 kW, em condições ideais é possível carregar eletricidade suficiente para cerca de 130 km em 10 minutos, também de acordo com o ciclo WLTP.
O Audi Q4 e-tron será lançado em junho de 2021 nos mercados europeus e, alguns meses depois, será a vez do Q4 Sportback e-tron. Na Alemanha, os preços começam em 41.900 euros para o Q4 35 e-tron.