O Shanghai Auto Show é grandioso com seus 360 mil metros quadrados de área, com 8 pavilhões colossais e mais de 150 marcas expondo milhares de carros. Mas a gente já esperava isso antes de embarcar numa longa viagem de mais de 30 horas de voos.
Também sabíamos, de certa forma, que o salão da capital financeira da China, maior exportador de carros do mundo, seria uma prévia para muitos lançamentos para o Brasil. Antes de atravessar dois oceanos, nós já tínhamos essa noção.
O que nós não esperávamos, entretanto, era presenciar a enorme “sede” das montadoras chinesas em apresentar seus produtos a nós brasileiros. Não temos a confirmação oficial, mas pelo que vimos no primeiro dia de apresentação para a mídia, a maior comitiva entre jornalistas, empresários e concessionários estrangeiros saiu do Brasil.
LEIA MAIS
+ Zeekr antecipa SUV 9X antes do lançamento oficial no Auto Shanghai 2025
A razão disso? Nosso país virou alvo de todos (sim, todos!) os grandes grupos automotivos chineses. Estamos falando de conglomerados que têm sob seu guarda-chuva diversas marcas. É assim com BYD, GWM, Chery, Omoda & Jaecoo e muitos outros.
Foi difícil entrar em um stande de marca chinesa que não tivesse pelo menos um modelo previsto para chegar em nosso mercado. E não estamos falando de 2030 nem mesmo 2028. É para esse e o próximo ano, 2025/26!
O que vimos em termos de produtos é promissor. O capricho que cativou a milhares de brasileiros no acabamento, na tecnologia e na eficiência evoluiu ainda mais. Não é à toa que as marcas tradicionais de nosso mercado estão se abraçando com os chineses e levando novidades para o Brasil.
Do grupo Stellantis, de Fiat, Jeep, Ram e outras marcas, vimos os produtos da Leap Motor que terá concessionárias espalhadas por todo o país e produtos que vão surpreender muita gente com qualidade e preços competitivos.
Em outros dois stands de marcas chinesas distintas pudemos conhecer dois produtos que serão vendidos no Brasil com a gravata dourada da Chevrolet. Os novos Spark e a Captiva, ambos elétricos, estão agora aqui em Xangai e nos próximos meses nas ruas brasileiras.
Pudemos ver ainda a picape que poderá (e deverá) ser a base para a nova Amarok 2027 e também presenciar o futuro próximo da Nissan Frontier. Isso para falar um pouco das marcas tradicionais.
Entre as novidades chinesas também conferimos em primeira mão os próximos dois carros da Omoda & Jaecoo que chegam ainda este ano o Brasil. Tratam-se de dois modelos híbridos que prometem deixar as marcas tradicionais de cabelo em pé devido à entrega qualificada e preços muito competitivos. Sobre eles falaremos nos próximos dias, pois também vamos fazer um longo test-drive ainda aqui na China.
GMW, BYD e Chery também mostraram muitas novidades para o Brasil e nós vamos detalhar tudo aqui no Autoranking.
Esperem então para o ano de 2025 uma nova revolução em nosso mercado. Seria uma “invasão 2.0” com os chineses tendo uma leitura bem mais rica sobre o nosso mercado e mirando de forma mais precisa no gosto dos brasileiros. Esse foi o nosso primeiro olhar sobre o salão de Xangai. Aguardem por mais.