Quem está acostumado com as notícias do setor automotivo sabe que, na maioria dos casos, as medidas dos carros são passadas em milímetros. A razão para isso é a necessidade de precisão ao se informar os números de um automóvel. Apenas 10 mm (ou 1 centímetro), podem fazer toda diferença quando se fala de entre-eixos, por exemplo. Pode parecer pouco, mas esse “pouquinho” a mais ou a menos pode ser a medida do seu conforto ou agonia em uma viagem longa no banco traseiro. Estamos explicando isso porque queremos mostrar nessa matéria que o novo Tiguan ganhou muitos milímetros em praticamente todas as medidas e, com isso, conseguiu subir de patamar em seu concorrido segmento.
Em proporções, só ficou o nome da primeira geração. Isso porque o Tiguan Allspace é mais comprido, mais largo, mais baixo e traz maior distância entre-eixos. Ou seja: é um veículo completamente diferente, com mais espaço interno para passageiros e bagagens, sem abrir mão da dirigibilidade característica dos veículos atuais da Volks com a família TSI sob o capô. Benefícios da Estratégia Modular MQB.
O Tiguan Allspace tem 4.701 mm de comprimento, isto é: 274 mm a mais do que o modelo da primeira geração. A largura é de 1.839 mm (+ 30 mm) e a distância entre-eixos é de 2.790 (acréscimo de 185 mm). Trata-se da maior distância entre-eixos da categoria. A altura agora é de 1.658 mm (menos 7 mm). As medidas são as mesmas em todas as versões.
No mercado brasileiro, o Tiguan Allspace conta com três opções de rodas de liga leve (17”, 18” e 19”), oferecidas de acordo com a versão de acabamento. Todas com visual inédito. Na traseira, as lanternas trapezoidais começam nas laterais e terminam na tampa traseira, seguindo a forma das saídas de escape. Toda a iluminação da parte de trás é em LEDs (diodos emissores de luz), em todas as versões.
Mais do que ser bonito, o design de um SUV precisa ser funcional. E os números provam que o novo Tiguan consegue mesclar as duas coisas. O Tiguan Allspace 250 TSI, por exemplo, conta com 18,3° de ângulo de entrada e 22,2° de ângulo de saída. O vão livre é de 216 mm e o ângulo de rampa é de 19,5°. Na prática isso quer dizer mais facilidade para entrar ou sair de uma rampa, depressão ou de um declive acentuado, por exemplo. Situações típicas de fora de estrada que também são encontradas nas cidades com frequência.
Até 1.870 litros de espaço de carga. Simples assim: o Tiguan Allspace pode levar objetos que outros SUV de sua categoria não podem. Além de uma cabine significativamente maior do que a da geração anterior, o Tiguan Allspace tem boa modularidade dos bancos. Independentemente da versão ou quantidade de assentos, todos os bancos traseiros podem ser rebatidos individualmente.
A segunda fileira de bancos conta, ainda, com ajuste de inclinação dos encostos e pode ser deslocada longitudinalmente (para frente e para trás) em 180 mm – o que, além de facilitar o acesso à terceira fileira de bancos, possibilita a regulagem ideal de espaço para as pernas dos passageiros da segunda fileira de bancos.
Os benefícios de contar com uma distância entre-eixos maior não param por aí. A capacidade do porta-malas também aumentou no Tiguan Allspace. Agora são 710 litros no modelo com cinco lugares (240 litros adicionais, o que representa ganho de 51% no volume do bagageiro em relação à geração anterior). O Tiguan Allspace com cinco lugares – oferecido exclusivamente na versão 250 TSI – com os bancos traseiros rebatidos tem capacidade de carga de impressionantes 1.870 litros (considerando até o teto).
As configurações com sete lugares oferecem 216 litros de espaço no bagageiro com as três fileiras de banco em uso. Mantendo duas fileiras de assentos (cinco lugares), o volume sobe para 686 litros e, com a terceira e a segunda fileiras rebatidas, é possível acomodar 1.761 litros dentro do veículo.
Resumindo: é possível transportar grandes objetos dentro da cabine. Isso porque já a partir da versão Comfortline 250 TSI o encosto do banco do passageiro dianteiro pode ser rebatido à frente, criando uma área de até 2,75 metros (a versão com cinco lugares oferece 2.752 mm e, as de sete lugares, 2.742 mm). Essas medidas consideram o espaço entre a tampa do porta-malas e o início do painel e tornam possível, por exemplo, transportar dentro do veículo móveis de médio porte ou até mesmo uma prancha de longboard.