O mês de novembro foi de recorde para a quantidade de emplacamentos de veículos eletrificados. Em um único mês, os registros passaram de 10 mil automóveis (10.601).
“Mas essa marca histórica deverá ser superada já em dezembro, por conta do movimento de antecipação de vendas, antes da entrada em vigor das novas alíquotas de Imposto de Importação de veículos elétricos e híbridos, a partir de janeiro”, explica a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Segundo a Associação, o ano de 2023 já pode ser considerado um divisor de águas para o mercado de eletrificados no país. “Todos os meses do ano alcançaram números históricos de emplacamentos, que nunca tinham sido registrados nos últimos 10 anos”, complementa a ABVE.
LEIA MAIS
+ Stellantis, Caoa e HPE têm benefícios fiscais prorrogados até 2032
A maior participação dos elétricos nas vendas decorre de uma série de fatores, entre eles, a maior oferta de pontos de recarga pelo país, a oferta de mais modelos ao mercado brasileiro pelas montadoras e a crescente preferência dos consumidores, que passaram a valorizar os veículos de baixa emissão.
Do total veículos eletrificados emplacados em novembro de 2023 (10.601), a distribuição por tecnologia foi a seguinte:
38% PHEV (4.004 unidades),
30% BEV (3.197)
18% HEV flex (1.910)
14% HEV a gasolina/diesel (1.490).