Um projeto de estudantes brasileiras transformou óleo de cozinha em biodiesel. O combustível possibilitou que um dos ônibus escolares funcionasse com o biodiesel criado pelas alunas do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, no município de Assaí, no Paraná.
O projeto contou com parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e teve mentoria do professor de Química e Física Matheus Rossi. As jovens Eduarda Pietra, Fabiane Hikari, Letícia Ayuimi, Eduarda Miura e Luiza Alves criaram uma startup júnior chamada “BIOSUN”.
A demonstração incluiu o ônibus escolar, que seguiu circulando por quase uma semana com o combustível sustentável. A ideia das alunas é transformar, com ajuda da prefeitura, os ônibus escolares em uma linha que opere por meio do combustível limpo.
LEIA MAIS
+ Virtus usado por Lula e Alckmin vai para a garagem da Volks
Com 12 litros de óleo de cozinha que foram arrecadados, as estudantes conseguiram transformar a quantidade em 10 litros de biodiesel.
A transformação do óleo em biodiesel acontece por meio de um processo chamado de transesterificação, explicou o professor ao jornal Estadão. Logo em seguida, a equipe aquece o óleo e mistura com álcool e uma base forte.
Por meio da reação química, o biodiesel é criado juntamente ao glicerol. Após separá-los, ele passa por quatro etapas de lavagem até ficar pronto para utilização.
Segundo a página planetapospandemia Os próximos passos para o BIOSUN é expandir por todo o município o biodiesel criado pelas estudantes. E, para isso, o professor Matheus Rossi acredita ser necessário apoio também do setor privado, o que não acontece até o momento.