Já pensou em uma cidade sem buracos? Fazer esse mapeamento dos locais talvez seja a parte mais complicada. Porém, uma startup brasileira mudou isso e lançou uma Inteligência Artificial que consegue processar dados de vias urbanas e estradas.
“Monitoramos mais de 30 tipos de ocorrências urbanas, fornecendo dados cruciais para a tomada de decisões inteligentes”, explica a Mapzer, por meio de rede social.
Na publicação, a startup ainda explica que a IA consegue identificar falhar na pavimentação e detectar sinalizações deficientes. “Nós não tampamos buracos. Mas fornecemos informações precisas e detalhadas para que as prefeituras possam agir rapidamente”, detalha a Mapzer.
LEIA MAIS
+ Gol de Taubaté? Prefeitura ressuscita modelo lendário da Volks
Em entrevista à Forbes, a empresa destacou que reduziu 46% do número de buracos e 49% das irregularidades em tampas de bueiro na cidade de Goiana (GO). “Tudo feito no Brasil e desenvolvido por brasileiros”, destacou à Forbes o sócio fundador da empresa, Rodrigo Streithorst.
Ainda segundo a Mapzer, a tecnologia “permite monitorar mais de 30 tipos diferentes de ocorrências urbanas, desde problemas de pavimentação até questões de sinalização e segurança”.
A startup brasileiro usa um Volkswagen T-Cross para fazer o mapeamento dos buracos nas vias. A tecnologia é instalada no teto do veículo.