As empresas locadoras de carros foram responsáveis pela compra de quase 600 mil carros em 2022. O número é 33,6% maior no comparativo com 2021. Ao total, foram 590.520 automóveis e comerciais leves. Isso é uma média de 1,6 mil carros comprados todos os dias.
E toda esse investimento em carros chegou a marca de R$ 55,2 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla). Na prática, isso representa 30,1% de todos os automóveis vendidos durante o ano no Brasil.
O número é um recorde de participação do setor de locação. A média do investimento, por unidade, foi de R$ 93,6 mil.
LEIA MAIS
+ Triumph lança edição limitada de Scramble e Bonneville
No ranking de emplacamentos de automóveis e comerciais leves, a Stellantis ficou com o primeiro lugar, vendendo 35,8% (211,009 carros) do total comprado pelas locadoras em 2022. Em seguida, aparece a Volkswagen, com 16,6% (97.974 unidades). O total de híbridos e elétricos na frota das locadoras chegou a 5.684 unidades.
Apesar de ter saído de linha, o modelo mais emplacado por locadoras em 2022 foi o VW Gol, com 45.796 unidades.
Eletrificados
Pela primeira vez, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) também apresentou o recorte de compras em relação aos híbridos e elétricos. Em 2022, as locadoras emplacaram 3.309 unidades com tais motores, num crescimento de 88,9% na comparação com as compras de híbridos e elétricos feitas no ano anterior (1.751 veículos).