Um dos carros mais emblemáticos da franquia Velozes e Furiosos foi leiloado por US$ 1,22 milhão (cerca de R$ 7 milhões na cotação atual). Trata-se do Mazda RX-7 1992 pilotado por Han no filme Desafio em Tóquio, o terceiro da série. O modelo, modificado com o kit VeilSide Fortune, é um dos dois exemplares principais usados nas filmagens.
O RX-7 é um carro funcional, com motor Wankel biturbo reconstruído pela preparadora RE-Amemiya, gerando cerca de 280 cavalos de potência. Segundo a descrição do leilão (Bonhams Cars), o veículo pesa aproximadamente 1.050 kg e ainda conta com sistema de óxido nitroso (NOS), atualmente desativado, mas ainda instalado na cabine.
LEIA MAIS
+ Mustang Dark House surge em Interlagos e Ford renova a gama
Além do motor revisado, o modelo recebeu novos freios, embreagem, suspensão coilover e escapamento Blitz Nur-Spec. O interior mantém os bancos concha da VeilSide e detalhes em fibra de carbono, alumínio e cromados. Apesar das atualizações, o carro apresenta desgaste visível, incluindo vedação envelhecida e imperfeições na carroceria.
O RX-7 leiloado é um dos poucos carros de cinema com motor funcional e características de condução preservadas. A maior parte dos veículos usados em produções cinematográficas costuma ser visualmente impactante, mas tecnicamente simplificada. Esse exemplar, no entanto, foi mantido como um carro plenamente dirigível.
Produzido para as gravações no Japão, o modelo chama atenção também pela transformação estética promovida pela VeilSide, que substituiu quase toda a carroceria original, mantendo apenas o teto e a tampa traseira. O kit Fortune foi desenvolvido na época em que os kits de carroceria ainda não eram populares fora de nichos específicos.
Apesar do valor elevado alcançado no leilão, o RX-7 não está em condição de exposição imediata. O novo proprietário deverá fazer a troca de fluidos e checagens antes de levá-lo para as ruas.







