A Tesla anunciou um recall de 48 unidades dos modelos Model Y e Model 3 ano 2026 nos Estados Unidos após identificar um possível defeito nos fixadores dos assentos dianteiros. Segundo comunicado publicado pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), os fixadores que prendem a parte traseira do assento à base podem não ter sido instalados ou torqueados corretamente durante a montagem.
O problema foi detectado após uma reclamação registrada em 12 de maio. A Tesla investigou o caso e encontrou dois fixadores ausentes no banco do motorista do veículo envolvido. A partir daí, a montadora rastreou outras unidades que passaram pela mesma linha de produção entre 3 de abril e 16 de abril de 2025, período no qual foi implementada uma mudança no processo de montagem dos assentos.
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De acordo com a Tesla, a modificação feita em 2 de abril permitiu que o conjunto do assento fosse avançado manualmente dentro da linha de montagem de backup sem a verificação automática de que os fixadores estavam instalados e apertados corretamente. Com isso, parte dos veículos pode ter saído da fábrica com os bancos do motorista ou do passageiro dianteiro mal fixados.
A NHTSA e a Tesla classificaram o problema como um risco à segurança em caso de colisão. A falha pode permitir que os bancos se soltem ou se movam de forma inadequada, o que compromete a proteção dos ocupantes.
Por isso, o reparo exigirá que os proprietários levem os veículos até uma loja ou centro de serviço autorizado da Tesla, já que a correção não pode ser feita remotamente por software, como ocorre em outros recalls da marca.
Do total de veículos afetados, 30 são unidades do Model Y produzidas entre 3 de abril e 7 de maio de 2025, enquanto os outros 18 são do Model 3, fabricados entre 3 e 16 de abril de 2025. A Tesla estima que apenas 2,1% dos carros convocados apresentem de fato o defeito.
Os proprietários dos veículos envolvidos serão notificados a partir de 16 de agosto. A orientação para os técnicos é inspecionar o conjunto dos assentos e substituir os fixadores caso estejam ausentes ou instalados de forma incorreta.
Esse novo recall se soma a outras campanhas já realizadas pela Tesla nos Estados Unidos. Embora muitos dos problemas anteriores tenham sido resolvidos por meio de atualizações remotas, neste caso será necessário o atendimento físico para garantir a correção completa da falha.