O mercado de automóveis e comerciais leves iniciou 2025 com uma retração nas vendas em comparação com o último trimestre de 2024, refletindo um padrão sazonal típico do setor.
Segundo levantamento da Bright Consulting, entre os dias 1º e 15 de janeiro, foram registrados 68.851 emplacamentos, o que representa uma queda de 45,5% em relação aos 126.376 veículos licenciados no mesmo período de dezembro de 2024, que também teve 10 dias úteis. No entanto, quando comparado ao mesmo período de 2024, houve um leve crescimento de 1,87%.
A queda nas vendas diretas foi um dos principais fatores para essa retração. No total de vendas, a venda direta representou 35,84% das transações, uma queda significativa em relação aos 46,17% de dezembro de 2024. Esse movimento é atribuído, em grande parte, à desaceleração das vendas para locadoras, que têm uma forte demanda no último trimestre do ano, mas com menor volume no início de 2025.
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Por outro lado, as vendas para o varejo (showrooms) registraram 44.175 unidades na primeira quinzena de janeiro, um crescimento de 8,3% em relação às 40.781 unidades do mesmo período de 2024. Esse crescimento pode ser um reflexo de um mercado mais conservador, mas ainda com forte demanda de consumidores finais.
O desempenho das principais montadoras também refletiu esse cenário. A Fiat teve um bom desempenho, ampliando sua participação de mercado de 21,16% em dezembro para 22,98% em janeiro, com destaque para os modelos Pulse e Fastback, que incluem versões com a tecnologia MHEV (híbridos leves). A Chevrolet, por sua vez, registrou um aumento de 12,85% para 13,44%, sustentada pelo sucesso de modelos como o Onix e o Tracker.
Já a Volkswagen enfrentou uma queda significativa, passando de 18,40% para 12,48% de participação de mercado. A redução foi causada pela diminuição nas vendas diretas do Polo, que tem forte presença entre locadoras e que, em dezembro, representava 73% das vendas totais da marca, caindo para 31% em janeiro.
Em termos regionais, São Paulo permaneceu líder nas vendas, com 24,53% do total de emplacamentos, seguido por Minas Gerais (14,67%) e Paraná (6,75%). O Rio Grande do Sul também se manteve entre os principais estados, com 6,26% de participação.
Os veículos eletrificados também mostraram um bom desempenho. Foram registrados 6.937 emplacamentos de veículos 100% elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos leves (MHEV/HEV), representando 10,1% de participação no total de emplacamentos.
Embora tenha uma queda de 29,2% em relação aos 9.791 veículos eletrificados licenciados na quinzena anterior, o crescimento foi expressivo em relação ao mesmo período de 2024, quando esse número era de 5.895 unidades.
Em termos de powertrain, o mercado de PHEV (híbridos plug-in) se destacou com 2.985 unidades, representando 43,03% do total de veículos eletrificados emplacados. Os MHEV/HEV (híbridos leves e híbridos) também tiveram boa participação, com 2.434 unidades (35,09%), enquanto os BEVs (100% elétricos) totalizaram 1.518 unidades (21,88%).
Os modelos de maior destaque foram:
- BEV (100% elétrico): Dolphin Mini (598 unidades)
- PHEV (híbrido plug-in): Song Pro (1.076 unidades)
- MHEV (híbrido leve): Fastback (1.676 unidades)
- HEV (híbrido): Haval H6 (986 unidades)