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Bateria coreana retém 87,9% de desempenho após 1.000 ciclos de carga

Uma inovação recente em baterias de metal de lítio está chamando atenção pela impressionante durabilidade e segurança. Desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Daegu Gyeongbuk (DGIST), na Coreia, essa nova bateria mantém 87,9% de seu desempenho mesmo após 1.000 ciclos de carga e descarga.

Isso representa uma melhoria substancial em relação às baterias tradicionais, que geralmente perdem entre 20% e 30% de sua capacidade após o mesmo número de ciclos.

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Esse dado revela um avanço significativo, especialmente no contexto dos veículos elétricos (EVs), onde a durabilidade da bateria é um fator crucial. Em termos práticos, um EV com autonomia de 300 milhas (cerca de 480 km) utilizando essa bateria ainda manteria mais de 260 milhas (aproximadamente 418 km) após percorrer 300.000 milhas.

Esse tipo de longevidade é uma grande vantagem para os consumidores que buscam baterias mais duráveis, reduzindo a necessidade de substituições e aumentando a viabilidade dos veículos elétricos em longo prazo.

Além de sua durabilidade impressionante, a nova bateria também se destaca pela segurança. Equipadas com uma estrutura de eletrólito sólido de camada tripla, as novas células de bateria são projetadas para mitigar riscos associados ao crescimento de dendritos — estruturas de lítio que podem se formar durante o carregamento e descarga e comprometer a integridade interna da bateria.

Esse problema tem sido uma das principais preocupações para a indústria de baterias, especialmente em veículos elétricos, onde falhas de bateria podem resultar em incêndios ou explosões.

A solução da DGIST vai além da proteção contra dendritos. A bateria incorpora um supressor de fogo (decabromodifenil etano) e utiliza uma combinação de sal de lítio e zeólita para melhorar ainda mais sua resistência a altas temperaturas.

Como resultado, a bateria é capaz de se extinguir sozinha em caso de incêndio, tornando-a uma das opções mais seguras disponíveis no mercado de baterias.

Embora o principal foco seja a aplicação em veículos elétricos, essa tecnologia também tem grande potencial em outras áreas. A bateria desenvolvida pela DGIST pode ser utilizada em uma variedade de dispositivos, como smartphones, dispositivos vestíveis e sistemas de armazenamento de energia em larga escala.

A longevidade e a segurança aprimorada da bateria a tornam uma opção atraente para energia renovável, especialmente em sistemas de armazenamento de energia que exigem soluções duráveis e confiáveis.

O pesquisador principal do projeto, Dr. Kim Jae-Hyun, explicou que essa pesquisa tem o potencial de acelerar a comercialização de baterias de metal de lítio com eletrólitos sólidos, ampliando a estabilidade e eficiência tanto para dispositivos portáteis quanto para sistemas de armazenamento de energia em grande escala.

Essa inovação tem o poder de transformar não apenas o setor automotivo, mas também várias outras indústrias, oferecendo soluções mais seguras e duradouras.

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