O Papa Francisco ganhou um presente especial para suas futuras aparições públicas: um papamóvel totalmente elétrico, desenvolvido pela Mercedes-Benz em colaboração estreita com o Vaticano. O novo veículo, que representa um avanço tecnológico significativo, será usado pelo Pontífice a partir de 2025, quando milhões de peregrinos se reunirão em Roma para celebrar o Jubileu, evento que ocorre a cada 25 anos.
Esta é a primeira vez na história que o Papa viajará em um veículo 100% elétrico durante suas aparições públicas. Com este modelo inovador, a Mercedes-Benz não só reafirma seu compromisso com a tradição, mas também faz uma declaração clara sobre a importância da sustentabilidade e da descarbonização, um tema central para o Papa Francisco, especialmente após a publicação da encíclica Laudato Si, que trata da necessidade urgente de proteção do meio ambiente.
LEIA MAIS
+ Porsche 911 Carrera GTS: esportivo chega ao Brasil acima de R$ 1,1 milhão
A relação da Mercedes-Benz com o Vaticano remonta a quase 100 anos. O primeiro veículo fornecido pela marca ao Papa foi um Nürburg 460 Pullman Saloon, entregue em 1930 para o Papa Pio XI. Desde então, a Mercedes-Benz tem sido a responsável pelo fornecimento de carros especialmente projetados para as viagens do Papa.
Com o novo papamóvel elétrico, a Mercedes-Benz reafirma sua presença histórica, inovando mais uma vez ao introduzir um veículo que se alinha com as demandas de um futuro mais sustentável, seguindo a visão do Papa Francisco.
O novo papamóvel
O novo papamóvel é baseado no Mercedes-Benz G580, equipado com a tecnologia elétrica EQ. Seu sistema de propulsão foi cuidadosamente adaptado para permitir que o veículo percorra com segurança e suavidade as lentas velocidades exigidas para as aparições públicas, algo essencial para que o Papa Francisco possa se comunicar com os fiéis de diferentes ângulos durante as cerimônias. O modelo apresenta quatro motores elétricos próximos às rodas, otimizados para garantir uma condução silenciosa e eficiente, sem emissões de CO2.
O design do veículo também foi pensado para atender às necessidades específicas do Papa. A parte traseira do veículo foi reconfigurada, substituindo o banco por um assento único, posicionado de forma centralizada e ajustável em altura.
Esse assento giratório permite ao Papa se mover de forma flexível, oferecendo visibilidade e interação com o público em diferentes direções. Atrás do assento central, dois assentos adicionais foram incorporados para acomodar outros passageiros, se necessário.
O telhado foi projetado para ser removido na altura do pilar B, o que não apenas proporciona um visual distinto, mas também facilita a mobilidade do veículo. Em caso de condições climáticas adversas, uma capota rígida pode ser instalada para proteger os ocupantes.
Para garantir o estilo tradicional, a porta traseira esquerda foi meticulosamente reconstruída a partir de uma única peça, enquanto as dobradiças da porta traseira direita foram realocadas para o lado oposto, criando um visual harmonioso e distinto.
Assim como os modelos anteriores, o novo modelo é pintado em um elegante tom de branco pérola, mantendo a tradição de cores e simbolismo associados à santidade e à missão do Papa.