Publicidade

Mercado de usados cresce quase 8% em outubro de 2024

O mercado de veículos usados no Brasil seguiu em alta no mês de outubro, com um crescimento de 7,8% em relação ao mês anterior, totalizando 1.447.139 transações, conforme dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O desempenho também reflete uma alta expressiva de 18% em comparação com outubro de 2023.

No acumulado de 2024, as vendas de veículos usados superaram 13 milhões de unidades, registrando um avanço de 9,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O volume de transações neste ano já ultrapassa o recorde histórico de 2021, quando o Brasil atingiu a maior quantidade de veículos usados negociados até então, com uma diferença de quase 250 mil unidades.

De acordo com Andreta Jr., presidente da Fenabrave, a boa fase do mercado de veículos, tanto novos quanto usados, é impulsionada pela oferta de crédito aquecido e pela quantidade de dias úteis em outubro, que foi superior ao mês de setembro.

LEIA MAIS
+ MotorShow 2024: salão se aproxima com edição focada nos eletrificados

“O crescimento das transações em outubro é fruto de uma combinação de fatores, incluindo a recuperação da economia e o aumento da oferta de crédito ao consumidor”, afirmou Andreta.

Desempenho por Segmento

Os automóveis e comerciais leves usados tiveram um aumento de 8,2% nas transações em comparação a setembro de 2024, e de 17,8% em relação a outubro de 2023. Modelos com até três anos de fabricação representaram 13,4% das vendas de veículos usados no mês de outubro, sendo responsáveis por 11,6% do total negociado até o momento em 2024.

As vendas de caminhões usados também apresentaram crescimento, com 33.237 unidades comercializadas em outubro. Isso representa um aumento de 9% sobre setembro e de 14,6% em comparação com o mesmo mês de 2023.

Além disso, os implementos rodoviários usados mantiveram sua trajetória positiva, com um crescimento de 6,3% em relação a setembro e de 7,8% em comparação com outubro do ano passado. No acumulado de 2024, o segmento de implementos rodoviários apresentou alta de 2,8%.

O segmento de ônibus usados, por outro lado, apresentou queda. Em outubro, a comercialização de ônibus usados recuou 2% em relação a setembro e teve uma redução de 11,5% em relação ao mesmo mês de 2023. No acumulado de 2024, a retração já soma 6,1%. A FENABRAVE atribui esse resultado à substituição de parte da demanda por ônibus novos, em especial devido ao Programa Caminho da Escola, que impulsionou a venda de modelos novos.

Por fim, as motocicletas usadas seguiram uma tendência de crescimento, com aumento de 6,7% nas transações de outubro em relação a setembro. Ao todo, foram negociadas 319.175 unidades de motos usadas no mês, o que representa uma alta acumulada de 10,8% de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade