Publicidade

Urus SE híbrido: saiba tudo do novo SUV que chega ao Brasil no próximo semestre

Puglia – Design, aerodinâmica e esportividade confeccionados em Sant’Agata Bolognese, na Emília Romana. Sonho de região, assim como boa parte de toda Itália. De lá, com arquitetura impecável e tecnologia que reúne dois tipos de motores, nasce o Urus híbrido SE com seu corpo fit de 5,1 metros.

Ferrucio Lamborghini deve ter um concelho no céu para ajudar os humanos aqui de baixo, os engenheiros e desenhistas que capricham a cada retoque. O Urus SE foi apresentado para o mundo fora da China e nós estivemos lá para ver o carro, eternizado na memória das pessoas. Uma criança acompanhada do pai, nas ruas da Puglia, perto de Lecce, local do teste drive disse: papà guarda il nuovo Urus (papai olhe o novo Urus).

Distante da Emília Romana e sim no calcanhar da bota, região do sul, cidades serranas com casas caiadas e um tanto de lugares bonitos para ver, nós dirigimos o segundo híbrido da Lamborghini, desejada marca global, que tem representante em São Paulo. O novo Urus SE virou sonho de consumo no final do primeiro dia.

LEIA MAIS
+ Novo Porsche Panamera chega ao Brasil nas versões híbridas; saiba detalhes

E saiba que foram só dois dias de convivência com essa obra de arte híbrida plug-in com seus 800 cv de potência. Sai da região do Nardò Technical center, utilizado para testes por uma legião de marcas, e combinei o bom uso dos motores, pensando que seria o certo entrar nas cidades e vias locais no modo elétrico. Deu certo e de cara o sistema acusou autonomia de 60 quilômetros sem gastar uma gota sequer de combustível. Ou seja, sua rotina diária será no 0800 se rodar menos do que isso e não desejar fazer o que fiz que é chamar a vontade de acelerar, trocar o modo de condução e virar piloto de SUV esportivo com permissão local.

A Lamborghini te convida a ousar. Disse durante parte da apresentação do produto, Stephan Winkelmann, presidente e CEO da empresa desde dezembro de 2020. Tive a chance de conviver com o pop star das Lamborghinis nos cortes dos vídeos de revelações em festivais internacionais. Ele sempre está lá, puxando o véu dos carros.

O Urus esteticamente renovado, ficou mais refinado, combina cores, alegria estilo próprio e a retocada dos faróis e lanternas dizem isso. O SUV entrega uma aerodinâmica que prende o carro ao chão, nos pontos de maior velocidade, a suspensão da aula de rigidez, no ponto certo. E a chegada do motor elétrico no Urus ficou bem clara pra gente que a função será gerar eficiência, menos emissões e prazer de condução.

A bateria de lítio de 25,7 kWh está situada sob o piso da mala e sobre o diferencial traseiro controlado eletronicamente. O motor elétrico de íman permanente, colocado no interior da transmissão automática de oito velocidades, que pode atuar como potencializador do V8 a combustão. A engenharia trouxe o biturbo 4.0 reprojetado para funcionar em harmonia com a máquina elétrica e somente ele gera 620 cv com 800 Nm de torque. A força combinada dos 800 cv imprimem um torque de 950 Nm. Um coice! E o tanque comporta 75 litros. Uma boa autonomia garantida.

Os seis modos de condução do Urus combinam-se com quatro novas: Electric Performance Strategies (EPS), para um total de onze opções. Nessa chave de console, quando o reinado é do botão de partida embaixo do gatilho vermelho, escolha entre Strada, Sport e Corsa (para estrada e circuito), e os modos Neve, Sabbia e Terra (para superfícies com uma aderência diferente da do asfalto) são, agora, acompanhados das opções EV Drive, Hybrid, Performance e Recharge, aqui vamos ajudar a bateria sem precisar plugar na tomada para carregar. O grande lance é você ter tempo para utilizar um a um e dispensar, no meu caso, o Neve.

O Urus SE híbrido acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Na prática, os dados tornam o SE o Urus mais potente da história, assim como a nova referência na categoria dos Super SUV. Esse carro, em poucas unidades, chegará oficialmente ao Brasil no próximo semestre, o primeiro de 2025. Quanto ao preço? Nada foi dito mas deverá ficar perto dos R$ 5 milhões.

O design robusto deixa nítido o dinamismo das formas, acentuando a esportividade e a musculatura do veículo. O Urus SE recorda certos conceitos de estilo que foram introduzidos pelo Revuelto. O sistema de tração integral é a rodagem aro 23 polegadas destaca a refinada visual da carroceria. Mas vi opção de rodas no aro 21.

Outros elementos novos são os grupos óticos dianteiros com tecnologia LED Matrix, que introduzem uma inédita assinatura luminosa, inspirada na cauda do touro da marca Lamborghini, juntamente com um para-choques e com uma grelha dianteira redesenhados. Sobra estilo!

A marca disponibiliza uma variedade de cores que certamente vai impedir você de escolher prata, preto e branco. Elas estão lá mas são 100 opções no cardápio, sem contar umas 40 combinações na cabine. Customize sem medo. Personalize com gosto. O Arancio Egon (laranja), em combinação com interior em Arancio Apodis (laranja), e Bianco Sapphirus (branco) com interior em Terra Kedros (terracota) são os queridinhos da vez. As cores do lançamento. Observe nosso vídeo e o conteúdo das fotos.

Por dentro, além do luxuoso painel, com o cluster digital e tela central de mesmo tamanho de 12,3 polegadas conectada a uma interface que vai lembrar o Revuelto, esportivo que já dirigimos e “voamos” na pista. Os designers do Lamborghini Urus SE capricharam no interno e veja no detalhe das saídas da ventilação, no alumínio, no carbono, no grafismo.

O console central é o ponto alto do carro depois que você senta, fecha a porta, aperta o cinto, observa atentamente para todos os comandos, os olhos brilham, mas depois de levantar a chave e apertar o botão de partida, ligar esse gigante no silencioso é diferente de tudo. Você espera energia mas ele só vira depois que trocar de marcha no modo elétrico, por exemplo, carro não faz barulho e o motorista pede licença para fazer todo sentido mudando o modo de condução para ouvir, sentir tudo dos 800 cv. Por favor!

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade