O Toyota Prius entrou para o livro dos recordes pelo menor consumo de combustível dirigindo pelos EUA, da costa oeste à costa leste, com uma média de 2,5 l/100 km (40 km/l).
A jornada de Wayne Gerdes, condutor do carro, o levou da Prefeitura de Los Angeles até a Prefeitura de Nova York, uma viagem de 5.168,7 km. Para cruzar o país, ele dirigiu por elevações 2.100 m e por áreas como o Deserto de Mojave, onde as temperaturas chegaram a mais de 40°.
“Fatores como esses mostram como um veículo como o Prius ainda pode atingir grande eficiência, apesar das condições desafiadoras”, disse a Toyota.
A montadora japonesa está ansiosa para apontar que o número de eficiência de combustível alcançado não é típico. Gerdes tem algumas dicas para ajudar motoristas regulares a melhorar a eficiência de combustível.
Uma delas é que o especialista sugere arrancar lentamente a partir das paradas e manter uma pressão uniforme no pedal do acelerador. Também é importante aliviar o acelerador cedo ao se aproximar de uma parada. “Para uma tentativa de recorde como essa, é muito planejamento”, disse Gerdes.
LEIA MAIS
+ Vendas financiadas de veículos crescem 14,8% em agosto
Mais de duas décadas atrás, o Prius foi apresentado ao mundo como o primeiro carro híbrido de produção e inaugurou uma nova geração de veículos que combinam um motor elétrico com um motor de alta eficiência para aumentar a economia de combustível.