A Fiat Titano é uma picape média lançada pela marca italiana para enfrentar Hilux, Ranger e Cia. Com design inspirado na Peugeot Landtrek, por aqui, a Stellantis resolveu trazer a caminhonete como Fiat. Entre janeiro e julho deste ano, ela vendeu 1.744 unidades.
O principal atributo é o bom custo-benefício da Titano. Com preços entre R$ 219.990 a R$ 259.990 na versão topo, a economia de combustível é um ponto a se destacar. Fizemos uma viagem de cerca de 100 quilômetros entre Recife e o município de Gravatá, com a configuração Ranch (mais cara).
Na rodovia, a picape se mostra disposta com seu motor 2.2 turbodiesel de 180 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. O modelo acelera de 0-100 km/h em 12,4 segundos e a velocidade máxima é de 175 km/h.
Não foi necessário fazer uma ultrapassagem, pois estávamos em uma via duplicada. Ao considerar o tempo de aceleração divulgado, seria preciso de uma boa reta para ultrapassar com segurança.
Mas o que chama atenção é o consumo. Andando dentro dos limites da pista, a picape chegou a marcar 12,6 km/l de diesel. Em alguns momentos marcou acima de 13 km/l, mas ao chegar no ciclo urbano perdeu um pouco de média.
Considerando o tanque de 80 litros de capacidade, seria possível fazer uma viagem próxima dos 800 km sem sequer parar para abastecer.
Vale salientar que a média é bem acima dos números oficiais divulgados pelo Inmetro. Na rodovia, ela faz 9,2 km/l e 8,5 km/l na cidade. No ciclo urbano nossas médias também foi bem superiores, geralmente, acima dos 10 km/l.
LEIA MAIS
+ Tesla volta atrás e libera proprietários para vender Cybertruck
Ficha
Nas dimensões, a Fiat Titano tem 5,33 metros de comprimento, 1,96 metro de largura e 1,85 metro de altura. No entre-eixos ela tem 3,18 metros. A capacidade de carga é de 1.020 kg de carga útil, com caçamba de 1.109 litros.
O ângulo de entrada tem 29°, enquanto que a saída tem 27°. A altura em relação ao solo tem 235 mm e a capacidade de travessia em água é de 60 cm. Os pneus têm medidas 265/60 com aro 18 polegadas.
A versão Ranch mais cara é equipada com Santo Antônio, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, entrada sem chave, faróis em LED, multimídia de 10″ com espalhamento com fio, computador de bordo, controle de cruzeiro, seis airbags, controle de tração e mais.