Publicidade

Temerario é o novo Lamborghini híbrido que hipnotiza pelo design

Você vai ter tempo para suspirar antes de ver as fotos do novo Lamborghini. A marca de de Sant’Agata Bolognese fundada em 1963, por Ferruccio Lamborghini, apresentou o novo superesportivo Temerario. O modelo com preço base de U$ 350 mil dólares nos Estados Unidos (R$ 1,914 milhão de reais convertidos sem impostos), chega com V8 biturbo combinado com três motores elétricos, com uma potência máxima total de 920 cv.

O carro é o segundo modelo Lamborghini HPEV (High Performance Electrified Vehicle). A previsão de venda oficial no Brasil é para o primeiro semestre de 2025. Lembrando que o Temerario entra na vaga do Huracán.

LEIA MAIS
+ Lexus RX450h é classe executiva japonesa no mundo da tomada

Que motor! O 4.0 V8 biturbo tem potência de 200 CV/l. Ou seja, uma máxima de 800 CV entre 9.000 e 9.750 rpm, alcançando rotações de 10.000 rpm. O sistema híbrido combina o V8 biturbo com três elétricos e a transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades. Mas não param por aí os dados de força:

O Temerario gera uma máxima total de 920 CV e 800 Nm de torque, o que permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos e atingir uma velocidade de mais de 340 km/h. Um carro de corrida nas ruas? Pode apostar que o motor sim. O novo V8 é o único no cenário dos supercarros homologados para a estrada.

Mecânica
Dois motores elétricos de fluxo axial, refrigerados a óleo, com uma potência total máxima de 220 kW e até 2.150 Nm de torque (a potência contínua é de 60 kW) acionam o eixo dianteiro quando necessário para alcançar tração nas quatro rodas. O eixo dianteiro elétrico pesa apenas 73 quilos, e cada motor elétrico pesa apenas 15,5 quilos. São dados da ficha técnica.

Segundo a montadora, ele apresenta novos conceitos de design, ao mesmo tempo que oferece opções de personalização inéditas e conteúdo de conectividade nunca visto. O esportivo é um marco no design da Lamborghini, combinando um caráter inconfundível com linhas que prestam homenagem a modelos icônicos da marca.

O exterior é caracterizado por um novo elemento estilístico, as luzes diurnas em formato de hexágono, que lembram uma das formas geométricas tradicionais da Lamborghini em um contexto futurista. Também é inconfundível o motor exposto, o coração do veículo, emoldurado por um novo spoiler que combina função e beleza e desempenha um papel fundamental na eficiência aerodinâmica.

Os designers do Temerario combinam elementos da aviação com uma muscularidade que começa na frente. O design é caracterizado por superfícies atléticas bem formadas e uma cabine que se afunila em direção aos escapamentos hexagonais.

Paolo Racchetti, diretor de produto da linha Huracán, ressaltou a elegância do esportivo, dessa joia sobre rodas, das novas linhas e de como você vai reconhecer tudo isso através do novo carro. Do olhar no Temerario. Internamente observe o refinamento das peças, do carbono, das telas e da conectividade. É um carro ainda mais humanizado. Isso eu achei.

Os designers do super esportivo combinam elementos da aviação com uma muscularidade que começa na frente. O design é caracterizado por superfícies atléticas bem formadas e uma cabine que se afunila em direção aos escapamentos hexagonais.

A cabine proporciona tanto ao motorista quanto ao passageiro uma sensação de dinamismo e uma nova experiência a bordo, ao mesmo tempo que oferece níveis de conforto inéditos. Graças a uma distância entre eixos mais longa do que a do Huracán, mais espaço para a cabeça na cabine e novos “assentos de conforto”, dirigir um superesportivo Lamborghini nunca foi tão confortável.

O Temerario também estará disponível com o Lightweight Pack, dedicado a clientes que preferem condução em pista. Ele não apenas torna o carro mais leve, mas também melhora seu desempenho aerodinâmico. O Lightweight Pack (LWP) é composto por sete elementos, e combinados, garantem uma economia de peso de 12,65 kg com um aumento na carga aerodinâmica de +56%.

Durante a fase de design, foi fundamental definir um novo som para dar ao motor um caráter único e distintivo, proporcionando ao motorista a experiência de condução mais envolvente de sempre. O novo V8 aprimora suas características com um crescendo que atinge o auge nas rotações máximas em termos de volume e conteúdo de frequência. Em harmonia com as vibrações transmitidas à estrutura pelo virabrequim plano, isso cria uma experiência sensorial completa e envolvente.

Baterias
O Lamborghini Temerario está equipado com um pacote de baterias de íons de lítio de alta potência específica (4500 W/kg) situado dentro do túnel central, mantendo o centro de gravidade do carro o mais baixo possível e garantindo uma distribuição de peso ideal. A bateria é protegida por uma camada estrutural inferior e está conectada aos motores elétricos dianteiros, ao motor elétrico traseiro e a uma unidade de recarga integrada.

O pack de baterias tem 1550 mm de comprimento, 301 mm de altura e 240 mm de largura, contendo células em formato de bolsa com uma capacidade total de 3,8 kWh. Quando a carga cai para zero, ela pode ser recarregada usando tanto corrente alternada doméstica comum quanto estações de carregamento com potência de até 7 kW, sendo completamente recarregada em apenas 30 minutos. Ela também pode ser recarregada através da frenagem regenerativa das rodas dianteiras ou diretamente pelo motor V8.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade