Publicidade

Mitos e verdades sobre os carros que você precisa saber

Há muitas informações que circulam por aí sobre os motores. Eles são a principal parte do carro, o coração dos automóveis. Ao longo dos anos, muitos mitos surgiram e é preciso ter cuidado para não fazer algo errado e prejudicar o propulsor.

A manutenção adequada e cuidados com os motores, vão prolongar sua vida útil e evitar gastos desnecessários. O CEO da startup Mecanizou, que conecta oficinas a fornecedores, Ian Faria, separou algumas dúvidas e esclareceu se é verdade ou não.

Confira abaixo quais são eles:

1 – Carros mais velhos consomem mais combustível do que carros mais novos.

Foto: Freepik

Verdade: carros mais antigos, em sua maioria, tem dois principais fatores que os fazem ter um consumo de combustível maior em relação aos novos. A alimentação de combustível via carburador e motores construídos com uma dinâmica voltada à durabilidade. Logo, com o avanço da tecnologia e também dos conceitos das fabricantes, os carros mais modernos tem uma capacidade de economia melhor em relação aos antigos.

2 – O uso frequente do ar-condicionado afeta significativamente o desempenho do motor.

Não necessariamente: o uso frequente do ar-condicionado pode impactar diretamente no consumo de combustível do veículo. Já em relação ao motor, esse desempenho vai ser impactado só em momentos em que o ar-condicionado estiver ligado, pois para o ar funcionar, o motor necessita girar o compressor do ar-condicionado, logo, isso é um “esforço” a mais para o motor, o qual pode impactar em sua eficiência quanto a potência e consumo.

Foto: Freepik

3 – É necessário esperar o motor esquentar antes de dirigir em dias frios.

Verdade: porém, não se aplica para todos os carros. Esse processo depende de qual veículo você irá dirigir. Em carros antigos, essa prática é comum, pois os carros não possuíam sistema de aquecimento de combustível e grande parte dos veículos eram movidos somente a álcool, o qual também necessita de uma temperatura um pouco mais elevada para ter seu ponto de combustão perfeito. Com isso, em casos assim, o indicado era ligar o carro e aguardar um pouco para que a temperatura do motor subisse, ajudando a melhorar a queima do combustível e garantindo que o carro não ficaria falhando ou desligando sozinho.

Foto: Freepik

4 – Carros automáticos são menos eficientes em termos de consumo de combustível do que carros manuais.

Depende: isso pode ser uma verdade se considerarmos carros automáticos mais antigos. Esse suposto consumo em maior quantidade em relação a carros manuais deve-se ao fato de que os carros automáticos tinham um número de marchas reduzido, o que fazia com que o motor trabalhasse em uma zona de esforço maior, consumindo mais combustível. Porém, atualmente, esse cenário está se invertendo devido ao avanço da tecnologia, logo os automáticos modernos são mais econômicos que os manuais do mesmo ano.

Foto: Freepik
Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade