As marcas chinesas estão crescendo em comparação às tradicionais marcas de luxo. Entre Audi, BMW, Land Rover e Mercedes Benz, apenas a BMW registrou crescimento de vendas nos primeiros cinco meses de 2024.
Solicitamos à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), dados de vendas entre janeiro e maio dos últimos cinco anos em Pernambuco. O que podemos observar é um crescimento de vendas em 2024, quando os chineses passaram a vender com força no Brasil. Com um total de 2.158 veículos emplacados em 2024, o aumento é notável quando comparado aos anos anteriores
Por outro lado, as marcas de luxo passaram a vender menos. Entre janeiro e maio, a Audi emplacou 54 unidades em 2019. No mesmo período de 2024, o número de vendas caiu para 34. Uma queda de 34%.
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A Land Rover, nos cinco primeiros meses de 2019 emplacou 65 carros e em 2024 o total caiu para 41 (-36% de vendas). Para a Mercedes, as vendas despencaram ainda mais, quando a alemã viu seus 87 carros vendidos em 2019 caírem para 42 em 2024 – queda de mais de 51% em um período de cinco anos.
Quem tá rindo à toa são as chinesas. A Caoa Chery saiu de 99 emplacamentos em 2019 e saltou para 807 em 2024. Um crescimento de 715% para Pernambuco. E isso também se aplica para outras marcas, como BYD e GWM. A primeira tinha apenas 43 emplacamentos em 2023 e a segunda 22 vendas.
Os números saltaram e a BYD já emplacou 825 carros em Pernambuco no período de janeiro a maio deste ano (+1.818%). A GWM saltou 895%, quando os emplacamentos caíram de 43 (em 2023) para 219 neste ano. De forma mais modesta, a JAC também registra crescimento no Estado. Vendeu 34 carros em 2019 e 47 unidades este ano (uma alta de 38%).
BMW na direção contrária
Das marcas de luxo que solicitamos dados, a alemã de três letras foi a única com crescimento em Pernambuco. A BMW havia vendido 120 carros em 2019. Já agora em 2024, os emplacamentos aumentaram para 143 carros. Alta de quase 20%.