O Grupo Volkswagen anunciou um investimento de US$ 2,68 bilhões (R$ 13,7 bi) para o desenvolvimento rápido de carros elétricos. O aporte será direcionado ao centro chinês de inovação em Hefei. Dois modelos serão produzidos em parceria com a Xpeng.
Juntamente com o parceiro chinês, a Volkswagen quer desenvolver dois modelos elétricos, que deve ser lançado em 2026.
Vale lembrar que em 2017, o Grupo anunciou uma joint venture com a JAC, na China. Em 2020, a Volks comprou 50% da empresa e passou a se chamar Volkswagen Anhui.
LEIA MAIS
+ Carros elétricos registram 592% de alta em Pernambuco no 1º tri
Segundo a VW, a estratégia é adotar uma produção local com tecnologias locais para aumentar a velocidade. Com isso, é esperado que o desenvolvimento de modelos locais seja reduzido em até 30%.
Até 2030, o Grupo automotivo alemão quer oferecer mais de 30 modelos totalmente elétricos para o mercado chinês. A Volkswagen manteve o título de marca mais vendida no maior mercado do mundo, mas em 2023 perdeu a coroa para o fabricante local BYD.
“A base do nosso sucesso é a cooperação com os nossos fortes parceiros de joint venture, SAIC e FAW. Juntos, estamos agora a acelerar a transformação para a mobilidade elétrica inteligente”, disse um membro do conselho de administração da Volkswagen AG Ralf Brandstätter.