As montadoras situadas no Nordeste venceram a queda de braço com relação aos benefícios fiscais. A disputa foi definitiva após a votação da reforma tributária. Os incentivos tributários permanecem até 2032. As alterações realizadas na Reforma Tributária foi aprovada com 341 votos a favor, 153 contra e quatro abstenções.
A medida era válida até 2025 e custam cerca de R$ 5 bilhões por ano. Montadoras como Volks, General Motors e Toyota são contra os benefícios e no início de novembro se posicionaram contra a medida.
Os benefícios fiscais foram criados em 1990 para atrair investimentos para as regiões – precisamente para a Ford em Camaçari (BA). Ao longo do tempo, outras fabricantes foram chegando como a Hyundai e Caoa em Anápolis (GO), HPE no Catalão (GO).
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A proposição inicial era que os incentivos fossem direcionados apenas às fabricantes de modelos eletrificados, beneficiando a BYD em Camaçari, na Bahia. Contudo, em tramitação no Senado, o texto foi alterado e o benfício foi estendido aos modelos a combustão.