Graças ao achatamento da curva e a diminuição no número de novos casos do novo coronavírus, a marca Volkswagen Passenger Cars retomou a produção de veículos em sua fábrica em Wolfsburg hoje. Inicialmente, a produção do Golf será retomada em um turno – com capacidade reduzida e tempos de ciclo mais longos.
LEIA MAIS
+ Volkswagen Polo e Virtus estão mais completos e mais caros
Hoje, cerca de 8.000 funcionários estão retornando à planta. A produção dos modelos Volkswagen Tiguan e Touran e o SEAT Tarraco começam na quarta-feira. A operação em vários turnos deve começar novamente na semana seguinte.
Ao mesmo tempo, cerca de 2.600 fornecedores, a maioria deles localizados na Alemanha, retomaram a produção da principal fábrica da Volkswagen. As medidas para proteger a saúde da força de trabalho foram significativamente expandidas.
“A retomada passo a passo da produção é um sinal importante para a força de trabalho, concessionárias, fornecedores e a economia em geral. Em termos de gerenciamento da crise, no entanto, Este é apenas o primeiro passo. É necessário impulso adicional para estimular a demanda em Alemanha e em toda a Europa, para que os volumes de produção possam ser sucessivamente aumentou”, disse Ralf Brandstätter, diretor de operações da marca Volkswagen Passenger Car.
A decisão tomada pela marca no país europeu foi bem vista por políticos locais, como uma forma de rotmada da economia de forma segura sem colocar em risco os funcionários da empresa.
O ministro-presidente da Baixa Saxônia, Stephan Weil, comentou: “Estou muito satisfeito por a Volkswagen está gradualmente aumentando a produção novamente. A prioridade dada à proteção a saúde dos funcionários é exemplar. O conselho de empresa e o conselho de administração desenvolveram em conjunto um conceito que pertence a uma classe própria. Nesta quarta-feira, estarei reunião com os ministros-presidentes das fortalezas automotivas da Baviera e Baden-Württemberg para discutir como podemos aumentar as vendas de veículos rapidamente. Se conseguirmos na criação de um incentivo de compra que priorize simultaneamente aspectos ecológicos, que seria bom para o emprego, a economia e o clima”.
Bernd Osterloh, Presidente do Grupo e Conselho de Obras Gerais, destacou: “Por Conselho de Empresa, a saúde de nossos colegas tem prioridade absoluta quando a produção retoma. Para esse fim, concluímos um contrato geral de obras com alguns 100 medidas de proteção à saúde; Volkswagen está estabelecendo um padrão para a indústria alemã com este acordo. Agora cabe aos gerentes de linha garantir que todos os funcionários estejam plenamente informado sobre as medidas prescritas antes de começarem a trabalhar. Todos os colegas devem saber o que fazer para melhor proteger a si e aos outros. Este é outro exemplo de como cuidamos um do outro na Volkswagen”.
Espera-se que cerca de 1.400 veículos tenham sido construídos até o final da primeira semana de produção na fábrica de Wolfsburg. A produção deve ser aumentada em mais de 6.000 veículos na semana seguinte quando a operação em vários turnos recomeçar. que representa aproximadamente 40% da produção antes do início da coroa pandemia.
Os revendedores agora poderão entregar veículos aos clientes – cerca de 70% das concessionárias já foram reabertas para os negócios. Depois de Zwickau, Wolfsburg é o segundo das fábricas de veículos da marca Volkswagen na Alemanha para retomar a produção após a parada iniciada em meados de março.
A produção em Bratislava, Eslováquia, já recomeçou na segunda-feira passada. O aumento da produção está alinhado com a atual disponibilidade de peças devido ao impacto contínuo da pandemia na Alemanha e na Europa, o desenvolvimento de mercados de vendas e modos de operação resultantes das plantas.