Xangai – O Brasil como destino no Auto Show de Shangai. A proposta global das plataformas, que passaram a gerar novos automóveis únicos, para praticamente todas as nações mostra que um detalhe ou outro no para-choque ou no info entretenimento não serão capazes de esconder o que vem pela frente.
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O maior salão do mundo? Sim porque em termos de presença de marca até mesmo a Volvo, que publicamente decidiu não participar de exposições está aqui. E quanto aos exóticos? Aqueles carros estranhos? Esqueça! São minoria quase desaparecida pelo fato de ainda sobrar alguns carros conceitos futuristas e esquisitos mas fora isso, o mundo é real. A China criou a sua própria identidade e deixou de copiar as grandes marcas.
A brasileira Caoa Chery, como nenhuma outra no auto show, celebra a chegada de novos modelos, a exemplo do SUV de luxo e rico em tecnologia, Tiggo 8, com motor 1.6 turbo flex de injeção direta e do elétrico Arrizo 5 EV. A marca de excelência do grupo, Exeed também trouxe seu SUV. A empresa estuda o mercado para saber se vai ou não para o Brasil. No detalhe do Tiggo, o de sete lugares será o primeiro veículo nacional com identificação facial a bordo, inteligência artificial que identifica o condutor, oferece comandos e memoriza funções do veículo.
Mas quem também atirou certo foi a Chevrolet com os novos Onix sedan, Tracker e Trailblazer (esse último como você não conhece no Brasil). Elegantes, os dois SUVs inspirados na Blazer norte-americana, que tem alma do Camaro, chegam em 2020. A Ford debutou o Escape em salões e reforçou o novo Focus para o mercado doméstico. Por aqui, o Hyundai Creta aparece reestilizado (o nosso é mais bonito) assim como o sedã Sonata e o SUV Santa Fé em seu desenho chinês.
A JAC vai importar o S4 para o Brasil que será batizado de T60. A picape média T8 também vai em duas versões: a diesel, topo da gama e uma “pelada” elétrica. Na Toyota, o Rav 4 e na Mitsubishi, o foco no Eclipse e o mesmo serve para o futuro Sentra da Nissan, aqui chamado de Sylphy.
Alemães atrevidos? Nada disso. Também são donos do pedaço em suas linhas de alta performance. AMG, RS e M são cortejados como marcas dos sonhos: leia-se Lamborghini, Bentley, Rolls-Royce, Maserati. O chinês de Shanghai, cidade que tem um dos metros quadrados mais caros do mundo, U$ 10 mil dólares, é empoderado, cheio da grana. As marcas revelam seus produtos da mais alta grife e por isso escolhem a China. A Audi debuta o Q3, a BMW, o X7. Na Mercedes, o conceito GLB é destaque da feira. A Porsche foi convencida pelo design coupé para seu universo SUV e vestiu o Cayenne.
Veja agora alguns destaques de carros que vimos em Xangai e que logo estarão pelas ruas brasileiras:
Caoa Chery Tiggo 8
Volkswagen Tarek
Chevrolet Onix Sedã
Chevrolet Tracker
Chevrolet Trailblazer
Ford Territory
Nissan Sentra
Renault Kwid elétrico
Fotos: Jorge Moraes e Newspress